Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

"O Processo" Documentário sobre impeachmente de Dilma ganha prêmio internacional de cinema

Foto Nossapolítica.net
Fontes:Google Notícias

No momento em que o golpe no Brasil tenta, por meio do ministro da Educação Mendonça Filho, censurar disciplinas acadêmicas sobre o impeachment, o documentário “O processo”, que narra os bastidores da conspiração de políticos contra a presidenta Dilma Rousseff, venceu o grande prêmio do público no Festival de Berlim, um dos maiores do cinema mundial.

A premiação foi anunciada na tarde deste sábado (24) e foi comemorada pela diretora Maria Augusta Ramos. “Quando a gente escolhe um tema para investigar e fazer um filme, existe um desejo de dividir esse mergulho com o público. E depois, quando o filme fica pronto e recebe um prêmio do júri popular, eu arrisco dizer que talvez seja uma das maiores realizações como diretora. E é muito relevante também pelo filme ser sobre um episódio histórico do Brasil e estar sendo compreendido por audiências de outras latitudes”, disse ela ao jornalista Bruno Ghetti.

Assim como na sua primeira exibição em Berlim, a segunda projeção do documentário O Processo gerou forte reação da plateia. O filme sobre o impeachment de Dilma Rousseff, financiado em plataformas coletivas e pelo próprio festival de Berlim, registrou sessões lotadíssimas. Na fila para entrar no cinema, os espectadores receberam um manifesto clamando todos a lutarem pela democracia no Brasil.

O filme se dedica a esmiuçar o processo político e jurídico que culminou com o afastamento de Dilma do poder, em agosto de 2016. Com imagens de bastidores e trechos de discursos da acusação e da defesa, “O Processo” defende que o impeachment teve motivação sobretudo política, e não apenas jurídica.

“O Processo”, que estreou em Berlim na última quarta-feira sob muitos aplausos ao final e gritos de “Fora, Temer!”, deve estrear no Brasil em junho. A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu neste domingo à tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário