Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

A História do dia dos três Reis Santos - 06 de Janeiro


O Dia de Reis em 6 de janeiro de cada ano, é uma comemoração em tributo dos Santos Reis: Gaspar [negro africano], Baltazar [branco europeu] e Melchor [moreno assírio ou persa], que segundo a tradição cristã, representaram toda a humanidade conhecida daquela época, numa visita ao então recém-nascido menino Jesus no "Dia da Epifania do Senhor".


Ainda segundo a tradição cristã, nessa visita histórica, os representantes da humanidade de então teriam levado ouro, Incenso e mirra de presente ao recém-nascido, simbolizando a realeza, a divindade e a imortalidade do novo Rei, que acabava de vir ao mundo, feito homem e enviado por Deus para salvar nossas almas do pecado, ao ser pregado na cruz, graças à traição das próprias pessoas que ele viera salvar.

Para os católicos, essa data comemorativa marca a época do encerramento oficial dos festejos de Natal, quando são desarmados os presépios e em consequência disso, são retirados todos os enfeites natalícios que abrilhantam a vida das pessoas durante o Natal.

Também como parte dessa tradição cristã,em Portugal e na Galiza, o bolo-rei ou bolo de Reis possui grande tradição e é confeccionado com um brinde e uma fava. A pessoa que tem a sorte de encontrar a fava deve trazer o bolo de Reis no ano seguinte. No Dia de Reis e próximo dele, Em muitos lugares as pessoas costumam "cantar os reis" ou as "reisadas" de porta em porta. Durante essas manifestações os cantadores de reis são convidados a entrar para o interior das casas e a eles são oferecidas pequenas refeições com doces, salgados, charcutarias, vinhos, etc... Neste dia, também já foram muito comuns os "autos dos Reis Magos", peças de teatro popular.

No Brasil, geminado culturalmente com Portugal, a tradição das folias de reis tem muita semelhança com o que se faz no velho país. A festa é comemorada com doces e comidas típicas das regiões. Há ainda festivais com as Companhias de Reis [grupo de músicos e dançarinos] que cantam músicas referentes ao evento, as conhecidas festas da Folia de Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário