Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

6 de janeiro

6 de janeiro é o 6.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 359 para acabar o ano

Datas Comemorativas
Dia do Cantador Repentista
Dia Mundial do Astrólogo
Dia Mundial de Órfãos de Guerra
Dia Nacional do Acrosticista - Comemoração de literatos brasileiros, para marcar a data do nascimento da pedagoga, escritora, poetiza, sonetista, trovadora e professora de línguas e literatura portuguesa, Sílvia Araújo Motta [Sílvia de Lourdes Araújo Motta], que veio ao mundo em 6 de janeiro de 1951, mas que fvoi registrada no Cartório em 7 de janeiro, e que é autora de 34 livros com cinco mil Poemas em 4 idiomas [português, inglês, espanhol e italiano], sendo por isso considerada a "rainha do acróstico", enquanto escritora de mais de 4 mil dessas formas textuais, onde com a 1ª letra de cada frase ou verso se pode formar uma palavra ou frase, havendo daqueles acrósticos de formato simples com frases ou palavras que não tenham ligação entre si, ou ainda daqueles que podem ser o encerramento de uma poesia.

Dia da Folia de Reis - comemorado em várias regiões do Brasil, com suas variantes que recebem nomes como "Terno de Reis," "Santos Reis", entre outros.

Dia da Gratidão - Comemorado para enfatizar o agradecimento aos presentes [ouro, incenso e mirra], que teriam sido ofertados ao Menino Jesus recém-nascido, pelos 3 Reis Magos.

Dia da "Parada dos bombeiros de Tóquio" - Comemorado desde o Período Ezo [século XVII a XIX] por bombeiros japoneses na cidade e capital japonesa de Tóquio com um desfile de veículos e uma exibição de acrobacias em escadas de bambu, que também é realizado em outras cidades nipônicas, para lembrar os cidadãos dos perigos de incêndio e para rezar por um ano seguro no Japão, conservando uma tradição que existe desde os tempos em que a principal técnica de combate ao fogo era derrubar os prédios perto da fonte do incêndio, com o fim de evitar a propagação das chamas, quando escadas eram ferramentas indispensáveis, porque os bombeiros tinham que subir nos telhados dos edifícios, e para isso eles necessitavam de grande agilidade e força para essa escalada por escadas de bambu.

Fatos e Eventos históricos
353 - Último ano em que é celebrado o nascimento de Jesus pelos católicos nesta data. Passará a ser comemorado no ano seguinte no solstício de dezembro (25 de dezembro). Os ortodoxos continuam a comemorar nesta data.
1963 - Restabelecimento do sistema presidencialista no Brasil (v. Campanha da Legalidade e Referendo): um plebiscito escolheu para o Brasil a volta do presidencialismo como forma de governo, em que cerca de 9 milhões de pessoas votaram contra o parlamentarismo, que vigorava desde a posse de João Goulart, em 1961

Santos do Dia
Dias dos três Reis Santos um tributo aos Santos Reis: Gaspar [negro africano], Baltazar [branco europeu] e Melchor [moreno assírio ou persa]


Nenhum comentário:

Postar um comentário