Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



domingo, 2 de outubro de 2016

2 de outubro

2 de outubro é o 275.º dia do ano no calendário gregoriano (276.º em anos bissextos). Faltam 90 para acabar o ano.

Datas Comemorativas
Dia do anjo da guarda
Dia Internacional da Não- Violência
Dia Nacional do Pacifismo Ativo e pelo Desarmamento
Dia de "Gandhi Jayanti" - Comemorado na Índia, para marcar a data do nascimento do líder pacifista indu, Mahatma Gandhi [Mohandas Karamchand Gandhi], ocorrido em 2 de outubro de 1869.
Dia Internacional do Educador Social

Fatos e Eventos Históricos
1789 - É votada definitivamente a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, uma das cartas constitucionais mais revolucionárias da história moderna.
1910 - Em Milão, na Itália, aconteceu o primeiro acidente da história da aviação envolvendo dois aviões. Os pilotos morreram.
1924 - Primeiro gol olímpico foi marcado em um jogo entre Argentina e Uruguai.
1961 - O Congresso Nacional aprovou a emenda constitucional que instituía o regime parlamentarista no Brasil, evitando que o vice-presidente João Goulart assumisse a presidência após a renúncia de Jânio Quadros.
1992 - Chacina do Carandiru: Massacre ocorrido após uma rebelião de centenas de presos que resultou na execução de 111 detentos pela polícia.
2009 - A cidade do Rio de Janeiro derrotou Madri (Espanha), Tóquio (Japão) e Chicago (Estados Unidos) e foi escolhida como sede das Olimpíadas de 2016. A cerimônia foi no Comitê Olímpico Internacional (COI), em Copenhague, Dinamarca. Na comitiva brasileira estavam, entre outros, o presidente Lula, Pelé e o escritor Paulo Coelho.

Santos do dia
Santos Anjos da Guarda
Neste dia em que fazemos memória do nosso protetor, a Igreja termina assim o hino e oração da manhã: “Salvai por vosso filho a nós, no amor; ungidos sejamos pelos anjos; por Deus trino, protegidos!”
A palavra anjo significa, “enviado, mensageiro divino”, muitas vezes encontramos as manifestações dos anjos como missionários de Deus, e por isso, com clareza lemos no salmo 91: “Pois Ele encarregará seus anjos de guardar-te em todos os teus caminhos”.
Quando nos deparamos com a Anunciação e outros Mistérios da vida de Jesus, conseguimos perceber que este salmo profetiza a presença dos anjos na vida do Senhor. Ora, Cristo é o primogênito de todas as criaturas, nosso irmão e modelo. Se portanto sua humanidade, apesar de unida com a Divindade, era continuamente protegida por anjos, logo quanto mais devemos ser nós, seus membros tão frágeis. Tanto o Pai quer isto que revelou a Jesus: “Guardai-vos de desprezar algum desses pequeninos, pois eu vos digo, nos céus os seus anjos se mantêm sem cessar na presença do meu Pai que está nos céus.” (Mt 18,10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário