Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



sábado, 22 de setembro de 2018

22 de setembro

22 de setembro é o 265.º dia do ano no calendário gregoriano (266.º em anos bissextos). Faltam 100 para acabar o ano.

É o dia do equinócio de setembro, quando começa a primavera no hemisfério sul e o outono no hemisfério norte.

Datas Comemorativas
Dia Internacional de Conscientização sobre a Leucemia Mielóide Crônica
Dia Mundial pelo Fim Da Crueldade Animal
Dia da "Família na Mesa" comemorado em Porto Rico.
Dia Mundial Sem Carro
 Dia na cidade sem meu carro no PR
Dia do Cuidador de Idoso- SP
Dia do Rio Tietê
Dia Nacional da Defesa da Fauna
Dia do Contador
Dia do Amante
Dia Mundial do Rinoceronte
Dia da Banana
Dia Nacional da Yoga
Dia da Web
Ronaldo fenômeno completa hoje 42 anos


Dia Internacional de Ação contra o Fracking  comemoração de ambientalistas, contra a "fratura hidráulica", uma técnica de extração de gás e petróleo do subsolo, que consiste na injeção de água e outros componentes para facilitar a perfuração.

Dia Nacional de Luta Contra a Ditadura - comemoração instituída em 1966 no Brasil pelo 28º congresso da UNE [União Nacional dos Estudantes], congresso esse, que foi realizado na cidade brasileira de Salvador-BA, mesmo com a ferrenha proibição de dirigentes do Golpe Militar brasileiro de 1964.

Dia Nacional de Combate à Halitose ou Mau Hálito. - om o apoio da ABPO ABHA (Associação Brasileira de Halitose), um mau que se estima atingir mais de 30% dos brasileiros, cujas principais causas estão na cavidade bucal, entre elas, a saburra lingual (parte esbranquiçada no final da língua), as doenças gengivais e os cáseos amidalianos (massinhas semelhantes à saburra lingual, só que nas amídalas), podendo ainda ser causada por alterações salivares, deficiências nutricionais, carências de vitaminas e pelos tipos de alimentos ingeridos.

Dia mundial do Rinoceronte  comemoração criada em 2010, com o fim de chamar à atenção para o perigo de extinção total dos Rinocerontes, visto que hoje em dia existem apenas cinco espécies: duas na África e três na Ásia, sendo que as principais causas apontadas para a extinção da espécie, passam pela perda do habitat natural e pela caça furtiva em busca dos valiosos chifres dos rinocerontes, que também são largamente utilizados nos tratamentos da medicina tradicional chinesa, principalmente no Vietnã.

Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens comemoração do Brasil, que também é conhecida como "Dia Nacional da Juventude", e que foi definida em outubro de 2008 durante o "Seminário Nacional de Saúde de Adolescentes e Jovens", tendo sido organizada desde então pelo ministério brasileiro da Saúde, com o fim de preparar os profissionais da saúde e conscientizar sobre o atendimento dessa população, que costuma ter resistência de ir ao médico e medo de ser criticada, porque a relação entre serviços, profissionais de saúde e adolescentes e jovens deve ser pautada pelos princípios de respeito, autonomia e liberdade, conforme prescrito no "Estatuto da Criança e do Adolescente" e pelos códigos de ética das diferentes categorias envolvidas nessa relação, sendo que os adolescentes e jovens têm de ser respeitados como sujeitos de direito, capazes de escolhas saudáveis e responsáveis, devem poder ser atendidos sozinhos, caso desejem, e devem ter a garantia de que as informações obtidas no seu atendimento não sejam repassadas aos seus pais e/ou responsáveis, nem mesmo aos seus pares, sem a sua concordância explícita, sendo indispensável a informação ao adolescente sobre as situações que requerem a quebra de sigilo, quando houver risco de vida para ele ou outros.

Fatos e Eventos históricos
Em 1928, o médico e bacteriologista britânico Alexander Flemin descobriu a Penicilina, a partir da combinação de diversas espécies de fungos do gênero Penicillium. O medicamento foi o primeiro antibiótico usado contra a Pneumonia e a Tuberculose, doenças que na década de 30 eram consideradas incuráveis.
1950 - O diplomata Ralph Bunch tornou-se o primeiro negro a ganhar o Prêmio Nobel da Paz. Ele participou das negociações de paz entre árabes e israelenses.
1964 - Uma campanha de moralização nas escolas de São Paulo impôs o corte de cabelo aos alunos, proibiu o uso de calças de bocas estreitas e cores chamativas.
1976 - A Aliança Anticomunista Brasileira seqüestrou, espancou e ameaçou de morte dom Adriano Hipólito, bispo de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.
1977 - Policiais invadiram o campus da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com bombas de gás e cassetetes para dissolver uma reunião entre universitários de várias instituições para reorganizar a União Nacional dos Estudantes, colocada na ilegalidade pelo Regime Militar. Foram cerca de 900 estudantes levados para o Batalhão Tobias Aguiar. Os fatos motivaram a volta de Dom Paulo Evaristo Arns, Grão-Chanceler da PUC-SP. Ele estava em Roma e protestou: "Na PUC só entra quem prestou vestibular. E só entra para ajudar o povo, não para destruir as coisas".
1988 - O Congresso Nacional aprova o texto definitivo da nova Constituição brasileira.

Santo do Dia
Dia de São Maurício



Nenhum comentário:

Postar um comentário