Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



sexta-feira, 13 de maio de 2016

Curiosidade - Você sabe porque o porquinho é o simbolo da poupança?


Uma das explicações mais difundidas é que na Inglaterra medieval as pessoas utilizavam ânforas e jarros em suas cozinhas feitos de um tipo especial de argila chamada, em inglês, de “pygg”. Eram nesses vasos que costumavam guardar o dinheiro que poupavam no dia a dia. Com o tempo, o som de pygg tornou-se idêntico a pig, que significa porco, e estes recipientes tornaram-se conhecidos por pygg Banks, ou “bancos pygg”. Não tardou para que um perspicaz empreendedor tivesse a ideia de criar um pygg bank em forma de porco – ideia que se estendeu ao mundo graças ao amplo domínio colonialista britânico.

Outra história conta que a invenção do cofre porquinho é atribuída a um engenheiro militar francês do século XVII, que também era criador de suínos. Ele teria calculado que, em dez anos, uma porca pode produzir milhões de filhotes. Concluiu daí que este animal representaria bem a ideia figurativa de economizar dinheiro e multiplicar riqueza.

E não podemos ignorar o fato de que os primeiros banqueiros da Europa capitalista foram Judeus. A religião Judaica proíbe a ingestão da carne de animais que possuam o casco fendido e não ruminem, entre os quais o porco é um célebre representante. Os vários governos do velho continente, interessados em perseguir e exterminar este povo, induziam suas populações ao ódio gratuito. Um dos itens empregados nesta ideologia de maldade foi o cofre em formato de porco.

O cofre porquinho clássico é representado na cor rosa e feito em argila. Mas, outras cores são bem comuns. Antigamente, quando cheio, devia ser quebrado para revelar a pequena fortuna que as crianças aprendiam a acumular ao longo de semanas e meses.

Fonte deisestark.blogspot.com.br  pesquisa original Folha de Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário