Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



segunda-feira, 23 de maio de 2016

23 de maio

23 de maio é o 144.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 222 para acabar o ano.

Datas Comemorativas
Dia Nacional da Radiodifusão Livre e Comunitária.
Dia Nacional de Defesa das Florestas Brasileiras.
Dia Internacional do Ferreiro
Dia Mundial da Tartaruga
Dia do Seresteiro - O nome seresta, surgiu por volta do século XX entre os brasileiros, para rebatizar a mais antiga tradição de cantoria popular das cidades [a serenata]: ato de cantar canções de caráter sentimental pelas ruas a noite, com parada obrigatória diante das casas das namoradas.
Dia da Juventude Constitucionalista. No dia 9 de julho, o Estado de São Paulo comemora o aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932. Porém, foi no dia 23 de maio desse mesmo ano que os paulistas decidiram lutar pelo constitucionalismo.
O levante se deu depois da morte de 14 manifestantes constitucionalista em São Paulo, durante uma manifestação contra o governo de Getúlio Vargas. Na época, apenas quatro estudantes haviam sido identificados: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. As iniciais de seus nomes formaram a sigla MMDC, que se transformou no símbolo da revolução.
Os paulistas exigiam que o país tivesse uma constituição e que fosse mais democrático. O inconformismo dos paulistas era maior porque Vargas ocupava a presidência da República devido a um golpe de Estado, aplicado após sua derrota para o paulista Júlio Prestes nas eleições presidenciais de 1930.
A revolução armada começou no dia 9 de julho, com o apoio de mineiros e gaúchos. Mas essas tropas aliadas não vieram em auxílio dos paulistas e, após três meses de luta, o governo federal saiu vitorioso. Com o confronto, Getúlio percebeu que não poderia ignorar a elite paulista.
Durante o conflito, cerca de 135 mil homens aderiram à luta, que deixou quase 900 soldados mortos no lado paulista, sendo muitos deles jovens idealistas.

Fatos Históricos
1536 - É instituída a Inquisição em Portugal pelo Papa Paulo III,
De acordo com Henry Charles Lea, entre 1540 e 1794, os tribunais de Lisboa, Porto, Coimbra e Évora queimaram 1.175 pessoas vivas, a queimaram a efígie de outras 633 e impuseram castigos a 29.590 seres humanos. No entanto, a documentação de 15 dos 689 autos-de-fé desapareceu, de forma que estes números podem subestimar levemente a realidade.
1960 - Agentes israelenses prenderam na Argentina o nazista Adolf  Eichmann, o criador da "solução final", que apontava o extermínio como meio de por fim ao "problema dos judeus na Alemanha". Ele foi condenado à morte e enforcado em 1962.
1985 - Quinze pessoas morrem em três meses nas prisões de Belo Horizonte, devido às péssimas condições do cárcere.

Santo do dia
Dia de São Basílio de Braga



Nenhum comentário:

Postar um comentário