Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quarta-feira, 9 de março de 2016

Saiba como telas ajudaram Estados Unidos a vencer a malária e pode ser poderosa arma contra o aedes

Fonte BBC  por João Fellet Brasil, em Washington (EUA)

Pacientes com surtos de febre enchiam os leitos dos hospitais. Agricultores deixavam de semear as lavouras, incapazes de sair da cama. Doentes recorriam a plantas medicinais para baratear o tratamento.

As cenas descrevem os efeitos da malária no sul dos Estados Unidos no começo do século 20.
Especialistas dizem que a ofensiva contra a doença – que a extirpou da região por volta de 1950 – pode trazer valiosas lições ao combate à zika, enfermidade também transmitida por mosquitos.
Eles defendem que uma das medidas mais simples e efetivas na vitória dos americanos contra a malária seja replicada nos países que hoje tentam controlar as infecções pelo Aedes aegypti: instalar telas em portas e janelas.

O uso de telas contra a zika foi defendido numa reunião sobre a doença na sede da Organização Panamericana de Saúde, em Washington, na quarta-feira.

Os demais itens mencionados por Peterson – responsável pela divisão de zoonoses do CDC – são mosquiteiros (usados para cobrir camas), inseticidas para uso doméstico, repelentes e camisinhas (estudos indicam que o zika também pode ser transmitido sexualmente

A transmissão explosiva pelo (Aedes) aegypti só ocorre em áreas tropicais que têm muitas casas sem telas", disse ao jornal Scott Ritchie, médico do Instituto Autraliano de Saúde e Medicina Tropical.
No Brasil, porém, especialistas dizem que o alto custo da eletricidade limita o uso do ar condicionado, e haveria obstáculos à instalação massiva de telas.

Matéria completa clique na fonte em BEM ESTAR


Nenhum comentário:

Postar um comentário