Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



sábado, 30 de janeiro de 2016

30 de Janeiro

30 de janeiro é o 30.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 336 para acabar o ano.

Dia da Saudade
Dia dos Quadrinhos Nacionais
Dia do Portuário
Dia da Não Violência
Dia da Ginástica Olímpica
Dia do Gasista

Dia Internacional da Não-Violência. Proclamado pela ONU e comemorado em 30 de janeiro. Há uma razão histórica e espiritual para a escolha dessa data. Em 1948, no dia 30, Mahatma Gandhi, líder indiano fundador do movimento de não-violência, foi brutalmente assassinado aos 78 anos.

Quando se dispunha a orar juntamente com 500 pessoas, recebeu vários tiros disparados por Nathuran Vinayak Godse, um hindu fanático que nunca aceitou os sentimentos fraternos de Gandhi para com os muçulmanos. Suas últimas palavras foram: He Rama! (Oh, meu Deus!).
No dia de hoje, nós devemos pensar em todos os tipos de violência: As mulheres, crianças, cidadãos, portadores de necessidades especiais, adolescentes, animais, ao meio ambiente, urbana, etc.

Mas também devemos refletir sobre certas atitudes nossas que também são um tipo de violência como tratar mal as pessoas que estão ao nosso redor, tentar levar vantagem em cima delas, fazer fofocas e intrigas, levantar calúnias. Eu considero esses “pequenos” atos como um tipo de violência também, afinal, eles também fazem muito mal na vida das pessoas envolvidas. Esse é um dos principais tipos de violência que devemos combater. Que a não-violência comece em nós.
Por Sérgio Rimmôn Fonte blumenews.com.br

1969 — Última apresentação pública dos Beatles antes de se separarem.
1972 — O exército britânico mata 13 católicos em Londonderry, na Irlanda do Norte, durante manifestação por direitos civis, no episódio conhecido como Domingo Sangrento (Bloody Sunday).
1985 - O Primeiro Congresso Nacional dos Trabalhadores Sem-Terra, realizado em Curitiba, enviou uma carta a Tancredo Neves, o presidente eleito, denunciando o assassinato de 236 trabalhadores nos últimos três anos

Santo do dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário