Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



domingo, 15 de novembro de 2015

Professor e Pedagogo Elias Batista de Oliveira escreve sobre a importância da (EaD) Educacação a Distância

MAIOR PROJETO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL EM PAIÇANDU

Mesmo a despeito da grande crise que assola o Brasil durante este ano, o Município de Paiçandu, localizado na região de Maringá,está passando por um momento muito importante desua história, pelo menos no aspecto educacional. Sem que a população de modo geral percebesse, o MEC, Ministério da Educação, esteve em Paiçandu este ano. Isso ocorreu no mês de junho,quando então esteve avaliando a possível instalação de uma faculdade nesse município.Uma faculdade especializada em Educação a Distância -EaD. Muito tem avançado essa modalidade no mundo inteiro,e no Brasil não é diferente!Em 2011, de acordo com dados do Censo de Educação Superior, dos 6,7 milhões de universitários brasileiros, 14,7% estavam matriculados em cursos a distância. E mais recentemente, nos últimos dados do MEC sobre EaD, de 2013, o número de matriculados, em nível de graduação, subiu 16,2%, em relação a 2011, contra o 8,4% na graduação normal ou presencial. São 7,3 mi de matriculados no geral e 1,1 mi só na EaD. 

Hoje,já deve ser bem maior que os 15,7% de matriculados, apontados nos dados de 2013, com tendência de crescimento extraordinário nos próximos anos (dados do MEC/INEP). Um número bem significativo, considerando o preconceito que ainda impera em relação ao ensino virtual (EaD).Veja a importância da EaD para Paiçandu -de acordo com dados do PME (Plano Municipal de Educação) de 2006, 17,5% dos professores da rede municipal não tinha graduação e já no PME de 2015 esse número caiu para 6%.São 94% dos professores com graduação pedagógica.Só para se ter uma ideia, em informação obtida, como exemplo, damaior escola da rede municipal de Paiçandu(com 840 alunos), Escola Municipal Vereador Antonio Linares, dos 40 professores ou profissionais de educação que ali atuam, 20 deles feza sua graduação pedagógica através daEaD, ou seja, retumbantes 50%(em pesquisa na própria escola).Hoje, muito se fala no ensino considerando a diversidade ou inclusão -"Inclusão está ligada a todas as pessoas que não têm as mesmas oportunidades dentro da sociedade" Jussara de Barros -Pedagoga/2013. 

Sendo assim, nós estamos tendo em Paiçandu a consolidação do maior projeto de inclusão educacional de sua história. Nunca, tantos profissionais de educação conseguiram a sua graduação como nos últimos anos, e é inegável que grande parcela dos méritos se deve a Educação a Distância. Com a exigência de qualificação pedagógica para atuar na rede municipal -Ensino Fundamental -seres iniciais, muitos desses profissionais, agora formados, mudariam de área ou simplesmente sairiam da educação, se não fosse por essa oportunidade que surgira. Já que agora, com família estruturada, filhos, trabalho e a sua rotina cotidiana, praticamente, inviabilizariam um deslocamento para fazer uma graduação em outro município.Por isso,pode-se afirmar incontestavelmente, que aEaD proporcionou: o maior projeto de inclusão educacional da história desse Município. Este contexto evidentemente, está proporcionando professores e ensino mais qualificados no Município de Paiçandu. 

Nesses tempos modernos que vivemos, a educação, ou seja,seus educadores, precisam se qualificar cada vez mais. Para o educador português José Pacheco(2014)"a escola tradicional é incompatível com o desenvolvimento humano", pois, segundo ele, hoje "os alunos são do século 21 com professores do século 20 em modelo educacional do século 19".A educação precisa avançar... É possível acreditar que algumas pessoas ainda desmerecem a educação a Distância? Dizem eles, que aEaD não provê um ensino de qualidade e que há um comprometimento dos conteúdos, do preparo, dos professores ou do ensino de um modo geral. Afirmam ainda que um profissional formado nessa modalidade, não poderá se tornar um profissional totalmente qualificado.É bom lembrar, que essa é a ideia e argumento de alguns poucos contrários a EaD, e eles têm todo direito de pensar assim.

No entanto, a realidade e os números anteriormente apresentados, mostram que, em pouco tempo, a educação a Distância chegará a patamares próximos aos do presencial, e inclusive tem avançado a outros níveis de ensino e a muitas outras áreas, não só na educacional. Também, é preciso considerar que assim como saem das salas de aula, do ensino presencial, profissionais não tão bem qualificados, sairá daEaD também alguns não totalmente preparados. No entanto, não se pode afirmarque o problema é o ensino presencial ou a distância, não! A qualificação de um profissional independe da modalidade de ensino que ele utilizou, mas depende de cada profissional, de cada pessoa. Os seus professores, presencial ou a distância, irão lhe oferecer um norte ou uma direção,um aporte ou a mediação,eisso poderá fazer a diferença independente da modalidade de ensino escolhida.Seria um absurdo afirmar que na escola citada acima, Escola Municipal Vereador Antonio Linares, tem-se 50% de bons professores e 50% de professores não bem qualificados, e essa diferença foi definida pela modalidade de ensino que utilizaram. Bem, essa não é, nunca foi e jamais será um maneira de qualificar um profissional de qualquer área que seja.

Não é possível promover uma "exclusão" -o contrário de inclusão, ou uma discriminação de qualquer que seja o profissional, pelo fato de ele ter se formado pela EaD, pois isso foi o que o qualificou e não o contrário. Promover aEaD é promover a inclusão,e é o que muita gente da nossa sociedade precisa hoje:inclusão social, digital, familiar, cultural e educacional.Portanto, é possível afirmar que aEaD é o maior projeto de inclusão educacional do nosso município. E pode se dizer orgulhosamente hoje: Paiçandu tem uma faculdade, pois a partir da visita de vistoria e avaliação em Paiçandu, o Ministério da Educação aprovou e temos em nosso município a FAINSEP. Com notas louváveis pelo MEC e um diretor benemérito, o qual é um precursor do Ensino a Distância no Brasil, a FAINSEP é a única Faculdade com ensino exclusivamente a distância nesse país, que tem se qualificado com muito profissionalismo, desbravando e influenciando os rumos da educação moderna. Com suas novas tecnologias tem avançado em recentes tendências educacionais: a neurociência, a neurodidática,a neuropedagogia, enfim, dessa forma,essa faculdade tem participado de maneira decisiva nesse grandioso projeto de inclusão educacional do Município de Paiçandu.Parabéns profissionais de educação, parabéns FAINSEP, parabéns Paiçandu pelos seus 54anos,com a grandeza de sua história,avançando no presente e a visão no futuro.

Elias Batista de Oliveira Professor e Pedagogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário