Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Movimentos populares a favor da diminuição de Vereadores e de salários estão na contra mão das reividicações


Não dá pra entender o por que de os meios de comunicação  ficarem destacando tanto os movimentos da população em diminuir os salários e a quantidade de Vereadores como sendo uma ação totalmente benéfica do ponto de vista de se fazer valer alguma economia para os municípios.

Inicialmente pode até parecer que vai ser uma economia para os cofres públicos; mas não é bem assim que funciona, uma casa legislativa não é obrigada a devolver dinheiro que destinado legalmente a ela.

A grande maioria das câmaras legislativas municipais possuem um percentual de verba a receber da Prefeitura a qual pertencem; geralmente é de 7% de toda a arrecadação de um ano. 

Façamos uma conta bem simples, se uma cidade arrecada 50 milhões de reais em um ano; a casa de leis vai embolsar 3,5 milhões neste ano, o saldo mensal será de pouco mais de 291 mil reais, esse dinheiro vai para as despesas gerais inclusive com os salários dos nobres. 

Mais uma suposição, se neste município que arrecada  291 mil mensais tivessem 9 Vereadores e cada um desses nove recebesse o salário de 5 mil cada. gastaria só com pagamento de vereadores 45 mil, sobrando 246 mil mensais para pagar outras coisas. tais como pagamentos de funcionários, cafezinho, água, energia, telefone, papel, tinta de impressora, canetas, diárias, reuniões extraordinárias, eventos etc...

Vamos a mais uma suposição; se os salários dos fiscais do povo diminuíssem para o mínimo nacional, e o número de Vereadores caísse para 7 ; o povo com certeza aplaudiria, a imprensa colocaria os holofotes para a grande causa. Mas a principal questão é o montante.


 - Mas peraí?!
 - E a dinheirama que vai para a Câmara? 
 - Parece que vai sobrar dinheiro ...
 - Vai ser devolvido? 
 - Vai ser aplicado em prol do coletivo?   
 - Acho que fizemos errado...
 - E agora?

PS
Teoricamente sobra dinheiro em todas, tanto que se não sobrasse eles nunca que iriam querer aumentar os próprios salários e a quantidade deles. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário