Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



sexta-feira, 16 de março de 2012

Nota da Arquidiocese de Maringá contra a usina de incineração de lixo

Nota sobre o projeto de incineração do lixo A Arquidiocese de Maringá, atenta aos anseios do povo e preocupada com a defesa da saúde, assim como com a preservação do meio ambiente, vem a público emitir a seguinte NOTA DE ESCLARECIMENTO: 1- Temos acompanhado as discussões acerca da proposta de instalação, em Maringá, de uma usina de incineração dos resíduos sólidos urbanos. Ouvidos esclarecimentos de Cientistas, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público Estadual e de Movimentos Sociais, concluímos não ser recomendável a utilização de tecnologia de incineração (queima do lixo). Entre os problemas apontados verifica-se o prejuízo social dos trabalhadores da reciclagem, além dos graves e irreversíveis danos à saúde dos seres vivos, notadamente das pessoas. 2- A Igreja tradicionalmente tem-se mostrado sensível à necessidade de cuidar do meio ambiente e da saúde.


Prova-o a Campanha da Fraternidade, em especial nos dois últimos anos: 2011 – “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22); 2012 – “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8). “É missão da Igreja a continuidade da ação de Jesus na história para que a saúde se difunda sobre a terra” (CF-2012 Texto-base, 178). 3- Os cidadãos não devem permitir que, num Município nacionalmente conhecido como “Cidade Verde”, o Poder Público Municipal implante uma política que privilegie a incineração dos resíduos sólidos urbanos, em detrimento da não geração, redução, reutilização, reciclagem e compostagem, tal como estipula a Lei que Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305/2010). 4 – Por fim, no âmbito do Estado democrático de direito, reconhecemos como nossa missão nos pronunciarmos sobre tudo o que diz respeito ao bem da comunidade, como igualmente incentivar e apoiar a sua conscientização e organização. Maringá, 15 de março de 2012. Dom Anuar Battisti Arcebispo Metropolitano Mons. Marcos Aurélio Ramalho Leite Chanceler da Cúria Metropolitana Prot. 70/2012 Fls. 200 v.

Informação PASCOM

Um comentário:

  1. eu achei muito bom essa campanha da fraternidade,só que acho que deveriam ser seguidas por todas as pessoas,eu me deparei ontem por volta das 8 horas da manhã por uma cena muito triste no hospital são jose onde havia uma mãe gestante que estava com contrações fortes esperando uma ambulancia para leva la ao hospital de maringa se passaram 1 hora aproximadamente e cade a ambulancia, o pai desesperado foi pedir informações na recepção do hospital e como resposta disseram a ele que ja haviam ligado se ele estava com preça que o numero era 192 que era para ele ligar,então o pai foi ate o orelhao e ligou dizendo que sua esposa estava com contrações e prescisava ir ate maringa,responderam a ele que nao iriam vir porem tinham horario para ir para maringa,isso foi um absurdo e para piorar disseram ao pai porque nao levaram mas sedo a gestante de circular...me falam que mundo que estamos a criança agora tem que saber que horas sera melhor elas nascerem com vida...resolvi postar isso porque a autoridade deveriam mudar isso e urgente ou melhor deveriam mandar todos embora da prefeirtura inclusive o prefeito e colocarem pessoas humanas que possam tratar o proximo como a si mesmo...isso tem que mudar...e como prova tenho uma amiga que aconteceu de passar um dia e meio com contrações e quando o medico viu que nao iria nascer normal correu para cesariana...resultado a criança faz tratamento ate hj porem esta com problemas respiratorios por falta de oxigenação por ter nascido fora do tempo...triste isso...ate quando essas crianças iram sofrer...

    ResponderExcluir