Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Neurocientista Sidarta Ribeiro, diretor do Instituto do Cérebro - "Se não mudar, a ciência do Brasil vai acabar"

"Quero saber qual é o nacionalismo que está envolvido em desmontar a ciência de um país. É preciso urgentemente que as pessoas se conscientizem que não haverá futuro se a gente continuar por esse caminho"

Ribeiro revelou que diversos professores das universidades públicas brasileiras estão pagando as bolsas dos alunos com seu próprio salário para impedir que as pesquisas parem. "As pessoas estão trabalhando com pouquíssimo dinheiro

"Quando o Bolsonaro foi candidato e disse que ia investir 3% em ciência, todos os cientistas riram, porque nossa bandeira histórica era de 2%. Mas dissemos 'ótimo, vamos, que o ministro Marcos Pontes [da Ciência e Tecnologia] possa ser o guia dessa reformulação positiva'. Não é o que está acontecendo. Os recursos já vinham em queda brutal, no governo Temer foi muito ruim, e no governo Bolsonaro é pior ainda. Está acontecendo uma humilhação da ciência brasileira que, literalmente, está se mobilizando para garantir a bolsa do mês que vem. Isso não é um discurso nacionalista, é um recurso de desmonte."

Se você tem uma educação de qualidade, ninguém vai chegar na idade adulta achando que a Terra é plana.

Daniela Lima recebe o neurocientista Sidarta Ribeiro, diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O Roda Viva é transmitido ao vivo com interpretação em Libras na TV Cultura, Facebook, Twitter, aplicativo Cultura Digital e neste canal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário