Matéria Agência Brasil reproduzido em Uol Economia
No total, o Banco Central recebeu 12.837 reclamações contra todas as instituições
financeiras. A maioria das reclamações é relacionada com a oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada (2.347) e irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito (1.742)
Como reclamar
A insatisfação com serviços e produtos oferecidos por instituições financeiras pode ser registrada no BANCO CENTRAL e as reclamações ajudam na fiscalização e na regulação do Sistema Financeiro Nacional.
Quando a reclamação chega ao Banco Central, ela é encaminhada para a instituição financeira, que tem prazo de dez dias úteis (descontados sábados, domingos e feriados) para dar uma resposta, com cópia para o BC.
Entretanto, o BC recomenda que a reclamação seja registrada, primeiramente, nos locais onde o atendimento foi prestado ou no serviço de atendimento ao consumidor (SAC) do
banco.
Se o problema não for resolvido, o cliente pode recorrer à ouvidoria da instituição financeira, que terá prazo de até dez dias úteis para apresentar resposta. Os clientes bancários também podem buscar atendimento no Procon e recorrer à Justiça
Link reclamações Banco Central:
https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/registrar_reclamacao
https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/registrar_reclamacao
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