Instituto Nacional de Meteorologia emitiu há 2 dias o Alerta Laranja para onda de calor com temperatura 5°C acima da média.
Imagem localidades em Alerta laranja |
O risco à saúde aumenta devido ao forte calor aliado a baixíssima umidade do ar. Em Paiçandu de acordo com dados do CLIMA TEMPO a nível de vapor (água) no ar deve começar a cair ao meio dia desta Qaurta Feira 11/09 a mais baixa umidade deve ser registrada entre 18:00h e 20:00h chegando a 17% , pra se ter uma ideia abaixo de 12% a defesa civil entra em ação deve determinar a não aglomeração de pessoas, não prática exercícios, interrupção de aulas entre outras atividades, veja abaixo a classificação e recomendações do Centro de Gerenciamento de Emergências do Estado de São Paulo publicadas no site: CGE
O Centro de Gerenciamento de Emergências observa diariamente os níveis de umidade relativa do ar. Seguindo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana, o Centro passou a adotar uma escala psicrométrica que aponta os níveis de criticidade da umidade do ar, classificados em atenção, alerta e emergência. A escala utilizada pela equipe técnica do CGE foi desenvolvida pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade de Campinas/SP (Unicamp).
Considerando as classificações do Cepagri, o CGE é responsável por informar a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) quando observados índices inferiores a 30%. Com a diminuição destes valores, a COMDEC decreta estados de criticidade de baixa umidade relativa do ar, levando em conta os níveis de atenção, alerta e emergência, conforme a escala psicrométrica do Cepagri.
Abaixo, seguem informações e procedimentos divulgados no website do Cepagri.
O que significa umidade relativa do ar?
Significa, em termos simplificados, o quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento em relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada. A umidade do ar é mais baixa principalmente no final do inverno e início da primavera, no período da tarde, entre 12 e 16 horas. A umidade fica mais alta:
Sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente, Em áreas florestadas ou próximas aos rios ou represa, Quando a temperatura diminui (orvalho).
Problemas decorrentes da baixa umidade do ar:
Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas;
Sangramento pelo nariz;
Ressecamento da pele;
Irritação dos olhos;
Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos;
Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.
Escala psicrométrica – classificação dos estados de criticidade:
Entre 21 e 30% - Estado de Atenção
Cuidados a serem tomados:
Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.;
Consumir água à vontade.
Entre 12 e 20% - Estado de Alerta
Cuidados a serem tomados:
Observar as recomendações do estado de atenção;
Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
Evitar aglomerações em ambientes fechados;
Usar soro fisiológico para olhos e narinas.
Abaixo de 12% - Estado de Emergência
Cuidados a serem tomados:
Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc.;
Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, etc., entre 10 e 16 horas;
Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário