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terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Consumidores descontentes conseguem resolver boa parte dos problemas com as empresas no Site "Reclame aqui"

Gostaria de compartilhar essa matéria com os leitores do Blog, pois achei de grande valia, pois tive um problema com uma serra tico tico comprada a mais de 1 ano, esta já perdeu a garantia, porém ao procurar uma peça de reposição nas autorizadas tive uma desagradável informação, uma minuscula peça que prende a serra custa praticamente a metade do valor de uma serra nova, além de não ter a pronta entrega em 3 assistencia técnica; aí me lembrei da indicação de um amigo que utilizou o site ReclameAqui e teve seu problema com uma empresa de telefonia resolvido rapidamente.

Não deu outra, entrei em contato com a empresa fabricante da ferramenta e obtive resposta no mesmo dia, depois é claro de ter formalizado a reclamação no site. Resumindo a fabricante propôs enviar-me a peça de cortesia tive meu problema resolvido. Por isso sugiro aos leitores que se tiverem qualquer situação onde ao adquirir um produto ou serviço não exitem, pois o site é tão bom quanto reclamar no PROCON. Leiam este artigo interessante sobre como o serviço começou que encontrei no WIKIPÉDIA

SOBRE O RECLAME AQUI
Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta. O acesso aos dados que foram cadastrados pelo cliente ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site. Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000, o qual também possui critérios específicos. Os consumidores podem, depois de terem suas questões respondidas pelas empresa, indicar que o problema foi resolvido ou não, além de ter o direito a réplicas e, ao final, mostrar por meio de smiles a sua opinião sobre a resposta da empresa reclamada.

A descrição do problema que o cliente publica é avaliada por uma equipe do site antes de ser publicada. Isto ocorre pois sua política não permite conteúdo ofensivo na redação dos usuários.

"As empresas adoram o ReclameAqui. São essas consultas que geram as vendas", afirma Maurício Vargas, fundador e presidente do site. O maior site de atendimento ao consumidor do Brasil. Criado em 2001, o site recebe diariamente cerca de 500 mil consultas de consumidores que querem saber mais sobre a reputação das empresas. Maurício Vargas dono de uma desenvolvedora de software em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, começou o 'ReclameAqui' depois de reclamar e ser ignorado por uma companhia aérea. Um voo entre Campo Grande e São Paulo atrasou e teve overbooking. Vargas era um dos passageiros e acabou perdendo uma oportunidade de negócio importante na capital paulista por causa desse atraso do voo. Reclamou de todas as formas possíveis com a companhia aérea, que não se importou.“Eu estava furioso. Queria botar a boca no trombone”, diz. Foi então que criou uma página na internet para que outros consumidores indignados como ele pudessem reclamar. No começo, não deu certo. No primeiro ano, foram menos de 29 reclamações – não atendidas. Mas, aos poucos, as reclamações aumentaram e apareceram mais na internet. Uma década depois, o cenário é bem diferente. O número de usuários de internet no país chegou a quase 80 milhões e o 'ReclameAqui' transformou-se na principal voz do consumidor brasileiro na era das redes sociais. Ao amplificar as críticas e as consultas nessa proporção, o 'ReclameAqui' conquistou mais poderes para o consumidor — e fez tremer desde pequenos varejistas até gigantes do setor e da indústria, as empresas começaram a ficar preocupadas com sua imagem e passaram a responder aos consumidores via 'ReclameAqui'. Hoje, a empresa registra cerca de 10 mil reclamações por dia, com um índice de 72% de resolução. Maurício Vargas costuma dizer que a multa do 'ReclameAqui' para as empresas que não respeitam o consumidor é aplicada em sua imagem. “A reputação está ficando mais importante do que o preço”

Em 2016, para se "vingar" das empresas com as piores reputações junto aos seus clientes, o site convidou os executivos das mesmas para um restaurante que estaria sendo inaugurado. No entanto, os proprietários do estabelecimento, previamente orientados, ofereceram de propósito péssimos serviços, com os garçons trazendo pratos diferentes dos pedidos, atrasos, falta de atenção, e outros erros. Ao final, quando os executivos já estavam no limite da paciência e proferindo ofensas aos funcionários, os organizadores do evento se apresentaram e disseram que tudo aquilo havia sido feito para que os responsáveis pelas empresas sentissem o mesmo que sentem seus clientes, quando contratam um serviço ou compram um produto e não recebem aquilo que foi contratado. O filme deste evento, chamado de "O Jantar da Vingança", foi publicado na conta oficial do Reclame Aqui no Facebook. Até 30 de abril de 2016, o vídeo tinha um milhão de visualizações. Alguns dias depois alcançou 7.2 milhões de visualizações

Para utilizar o site, ao consumidor ou contratante de serviços basta fazer a primeira reclamação e logo após será pedido um cadastro, depois disso a reclamação será publicada, e então geralmente a empresa reclamada entrará em contato com o reclamante, muitas das vezes propondo e ou chegando a um consenso.

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