7 de agosto é o 219.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 146 para acabar o ano.
Datas Comemorativas
Dia de Comemoração ao aniversário da Lei Maria da Penha - Para marcar a data de sua sanção 7 de agosto de 2006, que então instituiu instrumentos jurídicos com o fim de tentar garantir proteção para as mulheres brasileiras que sejam vítimas de violência doméstica, a partir da luta da bioquímica brasileira, Maria da Penha Maia Fernandes, que sofreu duas tentativas de assassinato em 1983, enquanto vítima do colombiano naturalizado brasileiro, Marco Antonio Herredia Viveros, quando ele atirou contra ela durante o sono deixando-a-a paraplégica, além de ainda tentar eletrocutá-la debaixo do chuveiro, Depois que a então esposa já havia se recuperado dos tiros e voltado para casa de cadeira de rodas.
Dia Estadual da Igualdade, dignidade e defesa da mulher
Dia do Funcionário de Escola
Dia dos Rios e das Águas no estado de Minas Gerais
Dia Nacional do Documentário Brasileiro
Fatos e Eventos Históricos
1879 - É registrada a maior precipitação de neve no Brasil, quando a cidade gaúcha de Vacaria ficou coberta sob 2 metros de gelo.
1944 - O Tribunal Popular de Berlim condena à morte oito militares culpados pelo atentado contra Hitler em 20 de julho anterior, entre eles quatro generais, que foram executados um dia depois.
1991 - Tim Berners-Lee coloca on-line o primeiro website, inaugurando a World Wide Web.
1996 - A Nasa encontra evidências de vida primitiva em Marte.
1998 - Bombas explodem na frente das embaixadas americanas no Quênia e na Tanzânia. O terrorista Osama Bin Laden é responsabilizado pelo atentado que matou 258 pessoas.
2000 - A União Astronômica Internacional (IAU) anuncia a descoberta de dez novos planetas fora do sistema solar.
2006 - Sanção da Lei Maria da Penha no Brasil.
Santos do Dia
São Sisto II e companheiros mártires - Pertence à lista de cinco consecutivos Papas mártires, São Sisto II governou a Igreja durante um ano (257 – 258) e neste tempo semeou a paz e a unidade no seio da Igreja de Cristo.
Foi Sisto decapitado pela polícia durante uma cerimônia clandestina que ele celebrava num cemitério da via Ápia. Foram ao mesmo tempo executados seis dos sete diáconos que o rodeavam. Só pouparam algum tempo o diácono Lourenço, seu tesoureiro, a quem deixaram quatro dias para entregar os bens da Igreja. Assim se procedia desde que o imperador Valeriano (+260) estabelecera a pena de morte “sem julgamento, só com verificação de identidade”, contra os Bispos, padres e diáconos da religião cristã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário