Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quinta-feira, 15 de março de 2018

15 de Março


15 de março é o 75.º dia do ano no calendário gregoriano Faltam 291 para acabar o ano.

Datas Comemorativas 
Dia Nacional e Mundial dos direitos do Consumidor apoiado pela ONU em vigor em mais de 200 países
Dia da Escola
Dia Internacional Contra a Brutalidade [Violência] Policial
Dia dos Animais
Dia do Sapato no Japão para marcar a data da primeira fábrica instalada no país em 1870

Dia Mundial da cultura muçulmana , paz, Diálogo e Cinema comemoração criada em 2010 pelo escritor, produto, Mohammed Javed, que vivia nos Estados Unidos com o objetivo de usar a arte, a cultura e o cinema para possibilitar o diálogo e o entendimento em prol de um mundo melhor e mais pacífico.

Dia do Início da Semana da Água - Estamos tão habituados à presença da água que só damos conta da sua importância quando ela nos faz falta. Note que a maior parte das células de nosso corpo possui água, sendo que os vegetais e animais precisam dela para viver. A Importância da Água na vida do planeta é de tamanha proporção, posto que é um elemento essencial para a sobrevivência de animais e vegetais na Terra. Nesse sentido, quando falta água, a vida está ameaçada, uma vez que a água é a fonte de vida do planeta.

CICLO DA ÁGUA
Cerca de dois terços da superfície da Terra são cobertos pela água, em estado líquido (oceanos mares, lagos, rios e água subterrâneas) ou em estado sólido (geleiras e neve).
Uma parcela significativa dessas águas encontram-se em permanente circulação, sob a ação do calor do sol e dos ventos. Essas águas se transformam em vapor, constituindo o chamado ciclo da água ou ciclo hidrográfico. A importância do ciclo hidrográfico é vital para a biosfera, o conjunto dos seres vivos da Terra e seus habitats.
Parte desse vapor é produzido também pela transpiração dos organismos vegetais e animais. Para exemplificar, note que num só dia, uma árvore de grande porte pode chegar a evaporar até 300 litros de água.Nas partes mais altas, a atmosfera fica tão fria que o vapor se condensa em pequenas gotas de água, flocos de neve e cristais de gelo, que formam as nuvens. Ao serem levadas pelo vento para regiões mais frias, ocorrem as precipitações de chuva, neve ou granizo.
Se no momento da precipitação as camadas inferiores da atmosfera estão mais quentes, a água cai em forma de chuva. Se a temperatura perto da superfície estiver abaixo de zero, a precipitação se dará sob a forma de neve ou granizo. Fonte:Toda Matéria

Dia das Crianças Absolutamente Incríveis - comemoração móvel dos estadunidenses, que tem sido patrocinada pela organização juvenil dos norte-americanos, Fogo de Acampamento EUA, enquanto 1ª organização estadunidense multicultural e não-sectária, que foi fundada em 17 de março de 1910 começou trabalhando apenas com meninas nos Estados Unidos da América, mas hoje agrega jovens de ambos os sexos da pré-escola até os 21 anos de idade, a partir de uma celebração que tem por finalidade mostrar às crianças de nossas vidas, o quanto elas são importantes para nós adultos, através de gestos, cartas, entre outras coisas amáveis.

Fatos e Eventos Históricos
1937 - O primeiro banco de sangue é inaugurado no Hospital de Chicago.
1985 - Término do governo militar brasileiro.
1995 Até este ano as posses de cargos públicos eram realizadas no dia 15 de março. Foram em dias como estes que o general Ernesto Geisel (1974 - foto), o general João Baptista Figueiredo (1979), José Sarney (1985) e Fernando Collor de Mello (1990) tomaram posse como presidentes da República.

1998  - Falecimento de Tim Maia aos 56 anos o cantor de nome verdadeiro  Sebastião Rodrigues Maia, além de cantor ele era compositor, maestro, produtor musical, instrumentista e empresário brasileiro, foi responsável pela introdução do estilo soul na música popular brasileira e reconhecido mundialmente como um dos maiores ícones da música no Brasil. 

Suas músicas eram marcadas pela rouquidão de sua voz, sempre grave e carregada, conquistando grande vendas e consagrando muitos sucessos. Nasceu e cresceu na cidade do Rio de Janeiro. Em 1957, fundou o grupo The Sputniks, no qual cantou junto a Roberto Carlos. Em 1959, emigrou para os Estados Unidos, onde teve seus primeiros contatos com o soul, vindo a ser preso e deportado por roubo e porte de drogas.

 Em 1970, gravou seu primeiro disco, intitulado Tim Maia, que, rapidamente, tornou-se um sucesso país afora com músicas como "Azul da Cor do Mar" e "Primavera".Na década de 1990, diversos problemas assolaram a vida do cantor: problemas com as Organizações Globo e a saúde precária, devido ao uso constante de drogas ilícitas e ao agravamento de seu grau de obesidade.

 Sem condições de realizar uma apresentação no Teatro Municipal de Niterói, saiu em uma ambulância e, após duas paradas cardiorrespiratórias, faleceu em 15 de março de 1998. É amplo seu legado à história da música brasileira, e sua obra veio a influenciar diversos artistas, como seu sobrinho Ed Motta e seu filho Léo Maia (também cantores). A revista Rolling Stone Brasil classificou Tim Maia como o maior cantor brasileiro de todos os tempos, e também como o 9º maior artista da música brasileira.

2001 - A plataforma P-36, da Petrobrás, situada na Bacia de Campos, sofreu três explosões e deixou 11 pessoas mortas. Cinco dias depois, afundou, levando o corpo de nove dos mortos.

Santos do dia 
São João Clemente Maria Hofbauer
Santa Luísa de Marillac
São Longino

Nenhum comentário:

Postar um comentário