Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

06 de Dezembro

6 de dezembro é o 340.º dia do ano no calendário gregoriano (341.º em anos bissextos). Faltam 25 para acabar o ano.

Datas Comemorativas
Dia de Luta contra o câncer de Próstata no Paraná
Dia do Extensionista Rural
Dia do Madeireiro

Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres no Canadá

Dia Nacional do Gaúcho na Argentina - "GAÚCHO" Diz-se de ou habitante dos campos do Rio Grande do Sul ou .dos pampas da Argentina que, descendendo de europeus e de índios, se dedica à criação de gado vacum e cavalar.

Fatos e Eventos Históricos
1868 - Ocorre a Batalha de Itororó, na Guerra do Paraguai, entre cinco mil paraguaios e treze mil brasileiros comandados pelo então marquês de Caxias
1877 - O cientista Thomas Alva Edison faz a primeira gravação de som que se tem notícia, num aparelho construído por ele mesmo.
1951 - Getúlio Vargas envia ao Congresso o projeto que cria a Petrobras.
1956 - Nelson Mandela, líder do movimento contra a segregação racial na África do Sul, é preso junto com outras 156 pessoas por causa de atividades políticas em seu país.
1976 - O ex-presidente João Goulart morreu aos 58 anos em Mercedes (Argentina), onde estava exilado. Segundo a versão oficial, ele teve um súbito ataque cardíaco. Suspeita-se, no entanto, que ele tenha sido assassinado pela Ditadura Militar, como parte da Operação Condor, plano organizado pelas ditaduras do Cone Sul para conter opositores.
1994 - Um documento divulgado pela Organização Mundial da Saúde mostrou que o uso indiscriminado de antibióticos motivou o surgimento de supermicróbios.

Santo do Dia
São Nicolau ou Papai Noel - Segundo o site Datas Blog a comemoração dessa data acontece com muitos presentes em vários lugares do mundo, principalmente na Áustria, parte da Alemanha, Bélgica, Eslováquia, Hungria, Países Baixos, Principado de Liechtenstein, Reino Unido, Roménia, República Checa e Suíça, além de partes da América Hispânica, certas partes do Sul do Brasil e da região Acadiana da Louisiana nos Estados Unidos da América, que já esteve bastante relacionada com a figura do Menino Jesus, depois de haver sido instituída de forma explícita pelo reformista alemão Martinho Lutero, em oposição à figura de São Nicolau.Filho de pais ricos com profunda vida de oração, nasceu Nicolau no ano 275 em Pátara, na Ásia Menor. Tornou-se sacerdote da diocese de Mira, onde com amor evangelizou os pagãos, mesmo no clima de perseguição que os cristãos viviam.

São Nicolau é conhecido principalmente para com os pobres, já que ao receber por herança uma grande quantia de dinheiro, livremente partilhou com os necessitados. Certa vez, Nicolau sabendo que três pobres moças não tinham os dotes para o casamento e por isso o próprio pai, na loucura, aconselhou a prostituição, jogou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens. Daí que nos países do Norte da Europa, usando da fantasia, viram em Nicolau o velho de barbas brancas que levava presentes às crianças no mês de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário