Este fenômeno aconteceu na fazenda Santa Cruz em Coromandel, no Alto Paranaíba, e está sendo compartilhado erroneamente como se fosse uma queda de meteoro. Um gigantesco buraco , que tem aproximadamente 20 metros de diâmetro, apareceu em meio a uma plantação de soja da propriedade.
Especialistas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) estiveram no local e disseram que se trata de uma dolina.
Um especialista no assunto; Gilberto Fernandes Correa, professor de ciências do solo (pedologia) do Instituto de Ciências Agrárias da UFU, foi acionado pelo proprietário da fazenda e disse: que o aparecimento da cratera tem relação com a dissolução do calcário em profundidade.
A passagem da água no subsolo, durante milhares de anos, abre um “vazio” dentro da rocha. “É uma gruta com extensão grande, mas sem abertura. Como o teto dela vai gastando, chega uma hora que não suporta o peso de tudo aquilo que está em cima e, nessas áreas onde está mais fragilizada, acaba rompendo”, explica o professor. “Todas as dolinas são formadas assim: o teto de uma gruta subterrânea que desaba e o que está em cima dela desce”, completa.
Mais sobre o assunto na fonte da notícia: www.em.com.br
Mais sobre o assunto na fonte da notícia: www.em.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário