O Dia Nacional de Luta Pela Democratização da Comunicação em 17 de outubro de cada ano, é uma comemoração de brasileiros, que tem sido coordenada pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, e que está relacionada com o "Dia da Democratização da Mídia" também conhecido como "Dia Mundial da Democratização da Comunicação" um movimento notadamente de esquerda que desde 2001, tem sido comemorado no resto do mundo em 18 de outubro de cada ano.
Parece que, por alguma desatenção, essa data comemorativa terminou por ser fixada para um dia antes no Brasil, apesar de que, a história brasileira tem registrado para essa data, a revogação da Emenda Constitucional Nº 11 [AI-5 ou Ato Institucional Nº 5], que se deu em 17 de outubro de 1978, e que é tida como um dos maiores instrumentos a serviço da repressão da ditadura militar iniciada em 1964 no Brasil.
Para conhecimento, a data comemorativa internacional tem sido celebrada desde 2001 por um movimento marcadamente de esquerda, mobilizando entidades de vários países do mundo (em luta contra o que se denomina "mídia corporativa"), para marcar a data do lançamento da empresa britânica de comunicação, BBC (Companhia britânica de Radiodifusão), que se deu em 18 de Outubro de 1922, com o propósito de educar, informar e entreter a nação britânica.
Se escolheu essa data, porque a BBC é tida como modelo de emissora pública plural, por sua história e pioneirismo. A BBC é tida como a maior empresa de mídia da Europa e uma das mais influentes do mundo, sendo considerada na sua essência, a Meca do noticiário internacional, por haver participado ativamente em momentos cruciais da história mundial no século XX, especialmente em defesa da democracia, o que se reflete nas transmissões voltadas para o continente europeu. Por sua imparcialidade e completa independência editorial, a BBC foi ou ainda é considerada inimiga por regimes de força, entre eles o era o regime militar brasileiro de 1964 e o governo birmanês, que até
hoje interfere nas transmissões da emissora para a Birmânia.
O lançamento da BBC foi possível pela idealização do engenheiro escocês, John Reith, com o apoio de um grupo de empresas de rádio e comunicação que incluía o físico e inventor italiano responsável pela invenção do rádio, Guglielmo Marconi, além de empresas como Metropolitan-Vickers, General Electric, Western Electric e British Thomson-Houston. Em 14 de novembro, menos de um mês depois de sua fundação, a rádio fazia sua 1ª transmissão de um estúdio na cidade e capital inglesa de Londres, sendo pioneira na veiculação de uma programação diária.
Em 26 de março do ano seguinte, transmitiu a primeira previsão do tempo. Pouco depois, em 26 de novembro, ocorreu a primeira transmissão experimental para a América. No ano seguinte a BBC introduziu em sua programação as transmissões religiosas e para escolas, cujo cunho era totalmente educativo. Somente em 1925 foi inaugurada a transmissão por ondas longas, permitindo que toda a Inglaterra ouvisse os noticiários e programas da BBC. Nesta época, a BBC já alcançava aproximadamente 80% dos ouvintes britânicos, através de uma rede de estações regionais e de retransmissão.
Depois de ter sido dissolvida em 1926, a BBC foi reorganizada, recebendo, em 1927, autorização para atuar como emissora de rádio comercial, transmitindo as notícias depois das 7 horas da noite para competir com os jornais tradicionais. Detentora do monopólio de rádio na Grã-Bretanha, a rede era ouvida pela maior parte da população do país. Isto porque, enquanto as estações regionais ofereciam a princípio muitos programas de interesse local, já em 1930 a programação nacional emitida de Londres substituía a das rádios locais. Mas nos anos de 1930, a BBC sentiu a necessidade de expandir seus serviços para fora das fronteiras britânicas. Inicialmente, essa expansão se deu a partir de 1932 para os países que faziam ou haviam feito parte do Império Britânico. Foi o ano da criação do Serviço do Império, mais tarde chamado de Serviço Mundial da BBC, do qual a BBC Brasil ainda hoje faz parte.
Quando a BBC criou em janeiro de 1938 seus serviços em línguas estrangeiras, já o fazia com atraso em relação a outros países, especialmente quando se fala da Alemanha nazista e da Itália fascista, que já então divulgavam pelo mundo, as propagandas ditatoriais de Adolf Hitler e Benito Mussolini.
O árabe foi o primeiro idioma estrangeiro a ser transmitido pela BBC. A partir de 1939, a rádio BBC se dedicou a transmitir notícias da 2ª Guerra Mundial, numa programação que incluía o programa War Report, ouvido naquele tempo por 16 milhões de pessoas. Nesta época, 98% dos britânicos ouviam a rádio BBC. Durante o conflito a rádio começou a transmitir notícias em francês, alemão,
português, espanhol e italiano.
Depois de haver inaugurado oficialmente o seu novo serviço regular de televisão e transmitido pela 1ª vez em 1936, quando as transmissões atingiam então, apenas 20.000 casas que possuíam aparelhos, somente nas regiões próximas a cidade de Londres, apenas em 1946, com o fim da 2ª Guerra Mundial, é que a estação de televisão da BBC voltou a funcionar novamente. Nesse mesmo ano a televisão transmitiu seu primeiro programa religioso, e três anos mais tarde, a primeira previsão do tempo.
Na década de 1950, a BBC já era a mais influente rede de rádio e televisão do mundo, fato comprovado no dia 2 de junho de 1953, quando 20 milhões de pessoas assistiram pela emissora a coroação da rainha Elizabeth. Nos anos seguintes, a rádio e a televisão da BBC, seus comentaristas especializados e inúmeros correspondentes estavam espalhados pelo mundo para divulgar os acontecimentos nos quatro cantos do planeta, tornando a emissora um respeitado veículo de informação.
Atualmente, a BBC é mantida com impostos cobrados dos cidadãos do Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), através de licença renovada no parlamento do governo, e comandada por 12 diretores selecionados pela Secretaria de Cultura, Mídia e Esportes, que devem contar com o endossos da Rainha da Inglaterra.
Além de sua produção tradicional, nos últimos tempos a BBC tem oferecido aos telespectadores também, “reality shows” e programas mais populares. Além disso, desenvolveu uma operação multimídia, pela qual o conteúdo de suas reportagens atinge o público por meio de textos, áudios e vídeos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário