Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



sexta-feira, 21 de julho de 2017

Satélite russo será objeto mais brilhante no céu


No último dia 14 de julho, um grupo de educadores russos lançou ao espaço um pequeno satélite experimental. Embora pequeno, o artefato conta com um enorme refletor solar que depois de aberto fará do satélite o objeto mais brilhante que qualquer estrela do céu.

Batizado de Mayak, que significa "farol" em russo, o satélite foi colocado no espaço por meio de um foguete do tipo Soyuz 2.1v, lançado a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Junto a ele outros 72 outros cubesats também foram colocados em orbita.

O satélite Mayak foi construído pela Universidade de Engenharia mecânica de Moscou, que conseguiu arrecadar 30 mil dólares através da internet.

Mayak tem o tamanho de um pacote de pão de forma e orbita a Terra a 600 km de altitude. O objetivo de sua construção é popularizar novamente a cosmonáutica na Rússia, uma vez que a construção de um Cubesat é relativamente barata e pode ser levada ao espaço sem grandes custos.

Na tentativa de popularização, Mayak leva a bordo um grande refletor de 20 metros quadrados com espessura 20 vezes menor que um fio de cabelo, construído em Mylar, que fará a luz do Sol ser refletida em direção à Terra. Segundo os idealizadores, o brilho refletido será muito intenso e quando visto da Terra será mais forte que qualquer estrela do firmamento.

A data da abertura do refletor ainda não foi informada, mas tudo indica que será nos próximos dias.

Para ver o satélite é preciso saber quando ele passará sobre sua região. A observação só é possível quando ele passa até duas horas depois do por do Sol ou duas horas antes da alvorada.

Para acompanhar o Mayak e saber quando ele poderá ser visto, acesse o site Satview.
http://www.satview.org/?sat_id=42830U

Fonte Apolo 11 - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário