No último dia 14 de julho, um grupo de educadores russos lançou ao espaço um pequeno satélite experimental. Embora pequeno, o artefato conta com um enorme refletor solar que depois de aberto fará do satélite o objeto mais brilhante que qualquer estrela do céu.
Batizado de Mayak, que significa "farol" em russo, o satélite foi colocado no espaço por meio de um foguete do tipo Soyuz 2.1v, lançado a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Junto a ele outros 72 outros cubesats também foram colocados em orbita.
O satélite Mayak foi construído pela Universidade de Engenharia mecânica de Moscou, que conseguiu arrecadar 30 mil dólares através da internet.
Mayak tem o tamanho de um pacote de pão de forma e orbita a Terra a 600 km de altitude. O objetivo de sua construção é popularizar novamente a cosmonáutica na Rússia, uma vez que a construção de um Cubesat é relativamente barata e pode ser levada ao espaço sem grandes custos.
Na tentativa de popularização, Mayak leva a bordo um grande refletor de 20 metros quadrados com espessura 20 vezes menor que um fio de cabelo, construído em Mylar, que fará a luz do Sol ser refletida em direção à Terra. Segundo os idealizadores, o brilho refletido será muito intenso e quando visto da Terra será mais forte que qualquer estrela do firmamento.
A data da abertura do refletor ainda não foi informada, mas tudo indica que será nos próximos dias.
Para ver o satélite é preciso saber quando ele passará sobre sua região. A observação só é possível quando ele passa até duas horas depois do por do Sol ou duas horas antes da alvorada.
Para acompanhar o Mayak e saber quando ele poderá ser visto, acesse o site Satview.
http://www.satview.org/?sat_id=42830U
Fonte Apolo 11 - Todos os direitos reservados
http://www.satview.org/?sat_id=42830U
Fonte Apolo 11 - Todos os direitos reservados
Nenhum comentário:
Postar um comentário