Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



segunda-feira, 29 de maio de 2017

Como um único comerciante conseguiu diminuir o número de furtos em Maringá

Reportagem de Roberto Silva de O Diário.com

O medo e angústia estão presentes no cotidiano dos cerca de mil moradores do Jardim Sumaré, região norte de Maringá. Distante sete quilômetros do Centro da cidade e separado pelo Contorno Norte, o bairro enfrenta uma onda de arrombamentos sem precedentes. Moradores dizem que, aproveitando da falta de policiamento constante e da demora da polícia em atender a um chamado de socorro, ladrões passaram a agir a qualquer hora do dia e da noite e nem mesmo muros altos, cachorros, cercas elétricas, alarmes e câmerassão barreiras para os criminosos.

Na verdade, nem tudo é caos no Sumaré. Em ao menos um quarteirão a tranquilidade ainda existe. Dentro de uma pequena mercearia, ao lado do caixa, repousa um instrumento capaz de afugentar o mal e assegurar a paz e o sossego: uma escopeta calibre 12, cano longo e capacidade para sete cartuchos. Apenas para efeito comparativo, a cinco metros de distância o buraco aberto por uma munição desse naipe equivale à dimensão de um punho fechado.

Comprada há dois anos, a potente arma garante não apenas a segurança do dono do estabelecimento, mas de vários outros comerciantes vizinhos. "É verdade. Desde que essa arma chegou, a gente se sente mais seguro. Esse cara é incrível, não tem medo de nada", destaca um vizinho, ao se referir ao dono da escopeta, o comerciante Fernando, 59 anos.

Tiros e pedradas
De baixa estatura, magro e visual pacato, Fernando conta que decidiu comprar a arma depois de sofrer 11 assaltos num intervalo de três anos, média de um roubo a cada três meses. Nos últimos dois casos, a revolta foi tão grande que ele saiu perseguindo osladrões a pedradas pela rua, enquanto se esquivava de tiros. Depois de comprar a escopeta,o comerciante agigantou­se e transformou a revolta em destemor. "Se vierem me roubar vão levar tiro. Daqui, só sai um vivo", alerta ele, enquanto alisa o cano da companheira inseparável.

Fernando faz questão de ressaltar que comprou a arma de forma legal, com autorização da Polícia Federal (PF). Ele conta que, ao pedir autorização para comprar a escopeta, um agente quis saber o motivo. "Expliquei que era para garantir a segurança no meu comércio e ele (agente) me disse que isso era trabalho para a polícia. Mas depois de contar a minha história, tudo o que havia passado, o agente me entregou um formulário e disse: 'Preenche aí!', lembra ele. De posse da arma, Fernando já colocou quatro assaltantes pra correr, todos armados. Uma das açõesfoi gravada pelas câmeras de segurança da loja. Desde então, nunca mais ninguém tentou agir contra ele ou no  quarteirão. "Por aqui, todos dizem que sou louco", diz, rindo, o comerciante.

Continue lendo o restante desta matéria clicando em: O DIÁRIO.COM


Nenhum comentário:

Postar um comentário