Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



sexta-feira, 10 de março de 2017

Dicas de Segurança e informações quando for sacar o GFTS inativo que começa hoje em todo o país

Muita gente está contando os dias para sacar o dinheiro das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). O saque estará disponível no dia 10 de março, para trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro. Além dos prazos e regras, é preciso estar atento a uma questão importante no dia de retirar a grana: a segurança.

A Polícia pede que a população esteja atenta para não cair num golpe já comum na porta de bancos, a chamada ‘saidinha’.

A principal dica da PM é nunca contar dinheiro em público, pois isso chama atenção de “olheiros”, que estão no entorno das agências simplesmente para observar quem está saindo com grandes quantias em dinheiro.

Outra orientação da polícia, reforçada pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), a quem vai sacar dinheiro, é não comentar com estranhos sobre a operação; ir ao banco sempre acompanhado; ser discreto e rápido ao conferir os valores e também ao sair do banco.

Ainda conforme a Febraban, as pessoas tem de ficar atentas a quem está por muito tempo em filas dentro do banco ou do lado de fora das agências.

“É preciso desconfiar de pessoas que fiquem por longo período dentro das agências sem realizar qualquer operação ou do lado de fora; caso sinta que está sendo observado ou seguido, é preciso que a pessoa entre num local movimentado, acione a Polícia Militar e informe as características do observador”, descreve a Febraran, em material disponível no site da Federação.

A dica é não dar atenção a estranhos e se concentrar na volta para casa, sempre com a bolsa ou carteira acomodadas junto ao corpo, em local seguro.

Sobre o saque - Tem direito ao saque aqueles que trabalharam com carteira assinada até 31 de dezembro de 2015. Para cada emprego, há uma conta de FGTS, mas as que tiverem ativas não dão direito ao saque.

A consulta do saldo pode ser feita informando o número do PIS e a senha, no site da Caixa, nas agências ou pelo telefone 0800 726 2017.

Mais informações AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário