Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

"Perderam o prazo para matar a Jararaca"

Parte do artigo publicado pelo Blog do Noblat em O GLOBO ressalta o curto período sombrio e suas consequencias na política dos protagonistas da "série" chamada Lava Jato. Dos autores os espectadores esperam mais, mais do que anúncios de que há novos bandidos... 

Perderam o timing para matar a jararaca

"Não apenas a pesquisa da CNT/MDA vem indicando que o ex-presidente já teria tocado os pés no fundo do poço da desgraça política e estaria em recuperação. Para isso, tem sido ajudado pela constante deterioração do ambiente político no rastro da Lava Jato, com a citação diária de nomes de caciques do PMDB e do PSDB - incluindo aí o presidente da República e outros que, agora no governo, ficaram mais expostos. Claramente, aos olhos do grande público, a Lava Jato já não é mais um problema só do PT"

"Ainda que boa parte dos acusados do PMDB, do PSDB e de outros partidos esteja nas mãos e no ritmo do STF - o que lhes dá no mínimo tempo - vai ficar difícil aos juízes da primeira e da segunda instância, e sobretudo à instituição Judiciário, explicar ao público por que só o candidato favorito no pleito presidencial de 2018 estaria preso ou inelegível. O caso do próprio Lula pode ir parar na Corte superior, onde, desta vez, o que vale para Francisco terá que valer para Chico - sob o risco de sério desgaste"

"Aliás, se uma impressão política ficou do abraço de Lula e Michel Temer, e nas visitas de outros líderes como Fernando Henrique, nas tristes circunstâncias da perda de D.Marisa, no Sírio Libanês, foi a de que, de alguma forma, aqueles personagens estão no mesmo barco. Temer, sobretudo, ao tratar de hipotéticas conversas futuras (que dificilmente ocorrerão), trouxe Lula de volta ao jogo"

"Que jogo? Não se sabe bem qual é. Só que, a esta altura, qualquer eventual "blindagem"ou alteração legal destinada a atenuar as punições da Lava Jato, seja ou não pela via do caixa 2, ou pela anistia aos partidos, vai valer para todo mundo. Terá o apoio do PT e irá beneficiá-lo também"

"Juntando-se ao imbroglio lavajatiano os índices ruins de aprovação do governo Temer, que a CNT/MDA confirmou terem piorado, o desemprego que não cede e o ritmo quase imperceptível da recuperação econômica, e tem-se quase uma receita de campanha para Lula. Não seria preciso nem adicionar ingredientes como as reformas da Previdência e da legislação trabalhista, indispensáveis para a economia mas também terrivelmente impopulares"

"Não deveria ser, portanto, uma enorme surpresa a contatação de que a jararaca está viva e pode dar um novo bote - sem que isso garanta a eleição de Lula em 2018, que vai depender das muitas águas que ainda vão rolar até lá".

"Mas, se esses políticos olhassem menos para os próprios umbigos, e estivessem menos ocupados com suas preocupações em se blindar da Lava Jato, poderiam estar nas ruas identificando o óbvio. É aquele sentimento detectado por uma outra pesquisa, do Instituto Ideia, publicada no jornal Valor: "a saudade de Lula", que começa a bater e tende a aumentar sobretudo naquelas faixas que saíram da linha da pobreza nos anos PT. Foram mais de 20 milhões de pessoas, que infelizmente parecem estar fazendo o caminho de volta na velocidade da crise. Em quem os novos pobres vão votar em 2018? "

Nenhum comentário:

Postar um comentário