Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Mistério resolvido - Crianças indianas morriam de doença misteriosa cientistas descobriram que a causa era o consumo de lichia em jejum

Toxina presente na lichia teria causado a morte de mais de cem crianças na Índia

Ao menos 100 crianças teriam sido vítimas do consumo de lichia nas últimas duas décadas na Índia. A pesquisa publicada pelo jornal médico “Lancet”, conclui que a combinação de estômago vazio e a ingestão de lichia causou a morte em todos os casos.

Na maioria dos casos, as crianças que ainda estavam saudáveis, sofreram convulsões repentinas e perda de consciência.

Metade dos casos avaliados desde os anos 90, resultou na morte dos pacientes. Para reforçar a participação do alimento na pesquisa, a cidade de Muzaffarpa, onde todas moravam, é responsável por 70% da produção da fruta do país.

A lichia contém uma toxina chamada de hipoglicina que inibe a capacidade do corpo de produzir glicose. O problema afeta as crianças com baixos níveis de açúcar no sangue por não terem se alimentado nas últimas horas – daí o estômago vazio.

De acordo com os relatos dos familiares, as crianças acordavam no meio da madrugada gritando, antes de sofrer convulsões e perder a consciência em função de inchaço no cérebro.


Crianças indianas morreram por comer lichia de estômago vazio

A lichia é uma fruta deliciosa, mas que também pode ser perigosa, segundo um estudo desenvolvido por cientistas americanos e indianos. Eles investigavam o mistério da morte de mais de cem crianças por ano na Índia ao longo de pelo menos duas décadas. Depois de muitos anos, veio a constatação de que elas perderam a vida por consumirem a lichia de estômago vazio.

O estudo foi publicado na revista médica "Lancet" e mostra que a maioria das crianças mortas era de origem pobre e morava na região de Bihar, onde fica a maior produção de lichias da Índia.

A pesquisa aponta que as vítimas foram envenenadas pelas próprias lichias, que elas teriam comido depois que as frutas caíam no chão em pomares. Os estudiosos revelaram ainda o que poucas pessoas sabem, que a lichia contém toxinas que inibem a capacidade do organismo de produzir glicose. Com isso, as crianças foram afetadas porque os níveis de açúcar no sangue já eram baixos porque, como são pobres, muitas vezes não jantavam.

A análise dos prontuários dessas crianças mostram que elas acordavam gritando à noite antes de sofrerem os sintomas do envenenamento, muitos deles associados a um inchaço agudo no cérebro.
A tal descoberta fez com que as autoridades de saúde local alertassem os pais a se certificarem de que as crianças estão recebendo refeição à noite e a limitarem o número de lichias que consomem.

Os cientistas ressaltam ainda que crianças que apresentam sintomas associados com o surto devem ser tratadas rapidamente para a hipoglicemia, ou baixo nível de açúcar no sangue.


Nenhum comentário:

Postar um comentário