Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Químicas Nocivas - Cuidado com alguns tipos de esmalte pras unhas

Isto é o que acontece ao seu corpo 10 horas depois de colocar esmalte sobre as unhas

Fonte:http://historiascomvalor.com/esmalte-toxico

Mesmo as pessoas que se preocupam muito com a saúde às vezes se esquecem de como o esmalte de unhas pode afetar os seus corpos. Um estudo recente descobriu que as marcas mais populares nos Estados Unidos são super prejudiciais e tóxicas.

O que a pesquisa mostra

Recentemente, os investigadores fizeram exames a 24 mulheres para detetar a possível presença de toxinas químicas. Eles encontraram evidências de toxinas nos corpos de todas elas. Qual foi a fonte desses produtos nocivos? O esmalte.

Os resultados mostraram que 100% dos participantes apresentavam sinais de fosfato de trifenila apenas 10 horas após a aplicação do esmalte. Este tipo de resultados é alarmante.

Em um estudo de acompanhamento, os mesmos pesquisadores testaram dez vernizes diferentes, para descobrirem se eles continham fosfato de trifenila. Eles acharam o produto químico em 8. Dois desses esmaltes não divulgavam a presença desta substância no rótulo.

Isso pode significar que até 20% dos vernizes vendidos em nosso país contêm um produto químico perigoso que não está listado como ingrediente.

O que é fosfato de trifenila?

Uma das maiores preocupações sobre o Fosfato de Trifenil (TPHP) é que ele é conhecido por perturbar o sistema endócrino dos seres humanos, que controla todos os nossos hormônios. A pesquisadora-chefe, Dra. Heather Stapleton, expressou suas preocupações dizendo: “Há evidências crescentes que sugerem que o TPHP pode afetar a regulação hormonal, o metabolismo, a reprodução e o desenvolvimento”.

Isso é particularmente prejudicial para as meninas que usam esmalte regularmente, uma vez que o desenvolvimento hormonal saudável é uma parte essencial do seu crescimento. No entanto, esta substância representa um sério risco para a saúde de qualquer pessoa exposta a ela. O Fosfato de Trifenil também é conhecido por ser:

– Neurotoxina.
– Disruptor endócrino.
– Toxina Reprodutiva.
– Irritante da pele e alérgeno.

Outras ameaças de saúde:

Formaldeído

O formaldeído é um carcinógeno bem conhecido que pode se dissolver na água e no ar (você sabe aquele cheiro forte do esmalte?). A exposição a este produto químico também pode produzir sintomas de garganta arranhada, asma e dificuldade respiratória. Aqueles com doenças crônicas são especialmente suscetíveis a intoxicação por formaldeído .

Tolueno

Este produto químico é conhecido por impedir o desenvolvimento das crianças (e alguns cientistas encontraram vestígios dele no leite materno!). Além disso, pode ser irritante para a pele após a exposição.

Dibutilftalato

Algumas marcas de esmalte trocam o TPHP por esta substância, mas ela não é necessariamente melhor para a sua saúde. Na verdade, ele apresenta riscos de saúde semelhantes, tais como perturbações hormonais e toxinas reprodutivas.

Alternativas ao esmalte

Felizmente, existem algumas empresas que usam ingredientes naturais que não contêm os mesmos riscos de alergias, câncer e perturbação hormonal. Basta pesquisar um pouco e com certeza encontrará algumas dessas marcas “verdes”.

Você deve sim fazer uma manicure e pedicure… mas não deve ameaçar a sua saúde por isso. Vamos espalhar esta importante informação!

Leia Também:

Brasil vai abrir caixa-preta de riscos químicos cotidianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário