Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Centro de Previsão de Clima Espacial prevê tempestade geomagnética nas próximas horas

FONTE APOLO 11


A presença de um gigantesco buraco coronal voltado em direção à Terra aumentou significativamente a velocidade do vento solar que está impactando nosso planeta. A previsão de clima espacial indica que nas próximas 24/48 horas teremos uma forte elevação do nível KP, que poderá chegar ao nível 7.

O buraco coronal visto nas imagens dos satélites SDO, da NASA, ocupa a grande parte da face solar. Neste momento a feição está voltada em direção à Terra e nas últimas horas arremessou bilhões de partículas carregadas que agora estão impactando a alta atmosfera do planeta.

De acordo com medições feitas em tempo real por sensores a bordo dos satélites, a velocidade do vento solar chegou a atingir 750 km/s na noite de domingo e pode aumentar ainda mais nas próximas horas e elevar fortemente o índice KP, que mede a instabilidade da ionosfera.

Segundo o Centro de Previsão de Clima Espacial, SWPC, dos EUA, essa instabilidade poderá chegar entre os níveis KP=6 e KP=7 e durar entre 24 e 48 horas, com as consequências mostradas na tabela abaixo.



Um buraco coronal é uma região da coroa solar onde uma anomalia localizada no campo magnético da estrela permite que as partículas solares, anteriormente aprisionadas, escapem em alta velocidade em direção ao espaço.

Buracos coronais são comuns na face solar, mas quando a rotação da estrela os torna geoefetivos, ou seja, voltado para a Terra, as partículas são ejetadas em direção ao nosso planeta, causando as conhecidas tempestades geomagnéticas.

Os interessados podem acompanhar o desenvolvimento do evento e os efeitos associados  na página de monitoramento solar APOLO 11


Nenhum comentário:

Postar um comentário