Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Oportunidade para Jovens e Adultos concluir ensino médio ou fundamental

Fonte Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Estão abertas as inscrições para os Exames da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Online de 2016, para ensino fundamental e ensino médio. Qualquer pessoa que não teve a oportunidade para concluir seus estudos na idade correta pode se inscrever para fazer provas objetivas e uma redação, e caso obtenha aprovação em todas as disciplinas, receber um certificado de conclusão.

Os interessados devem fazer sua inscrição em qualquer estabelecimento de ensino da rede estadual que oferta EJA e está credenciada para realizar os exames. Basta apresentarem original e fotocópia de documento de identidade, e possuir 15 anos completos para as provas do ensino fundamental ou 18 anos completos para as provas do ensino médio. Os exames acontecerão de forma presencial em laboratórios de informática, de acordo com cronograma disponível nesta página.

Tanto a inscrição quanto as provas são totalmente gratuitas, e a certificação é emitida pela própria Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Caso o candidato não consiga a nota mínima em todas as disciplinas ou na redação, ele não recebe a certificação, mas pode eliminar matérias em que obteve média para uma etapa futura dos Exames da EJA Online. Os resultados também podem ser aproveitados para outras oportunidades de certificação, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As provas serão aplicadas em quatro etapas distintas, no período de 17 de agosto a 22 de novembro de 2016. As duas etapas iniciais atenderão o ensino fundamental, as outras duas, o ensino médio, com a oferta de seis disciplinas em cada etapa. As provas são aplicadas ao longo do dia, com duas de manhã, duas à tarde e duas à noite.

Cada prova tem duração de 1h 30min, exceto por Língua Portuguesa, que também inclui uma redação e dura 2h. Elas são realizadas em um computador para cada candidato, com 15 questões em cada prova, com quatro alternativas para cada questão, sendo uma delas a correta. Apenas a redação não será realizada em um computador, mas em um Cartão de Redação impresso.

Os candidatos devem comparecer ao local das provas 30 minutos antes do seu início, portando o mesmo documento de identificação realizado no ato de inscrição. Para fazer a redação é permitido somente o uso de caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente.

RELAÇÃO DE ESCOLAS PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES DE EJA ON-LINE 2016

Cronograma
Etapas Inscrição Exames
1ª - Ensino Fundamental 28/07 a 04/08 17/08/2016
2ª - Ensino Fundamental 05/09 a 14/09 27/09/2016
3ª - Ensino Médio 29/09 a 06/10 19/10/2016
4ª - Ensino Medio 31/10 a 09/11 22/11/2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário