Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Chuva de meteoros nesta Quinta e Sexta será a mais intensa desde 2008

Entre quinta e sexta-feira a Terra cruzará uma grande e densa esteira de fragmentos, que causarão uma forte chuva de meteoros durante a noite. Devido à posição do impacto, são esperados até 200 meteoros por hora.

Todos os anos, por volta do dia 12 de agosto, a Terra penetra no interior de uma densa esteira de partículas deixada no espaço pelo cometa Swift-Tuttle. Quando isso acontece, os fragmentos do cometa penetram em alta velocidade na atmosfera da Terra e se incandescem, criando a conhecida chuva de meteoros Perseida.

A Perseida recebe esse nome pois os meteoros parecem vir da constelação de Perseus. Tecnicamente, essa posição no céu é chamada pelos astrônomos de radiante.

Embora o pico das perseidas seja no dia 12 de agosto, fragmentos do cometa começam a impactar a Terra bem antes e não é incomum observarmos "estrelas cadentes" vindas daquela direção já a partir da metade de julho.

Formação das Perseidas
A maior parte do material das Perseidas tem aproximadamente 1 mil e foi deixado no espaço depois da passagem do cometa Swift-Tuttle. Outra parte dos fragmentos foi deixada durante a passagem de 1862, mas vale lembrar que há relatos de observação das perseidas há mais de dois mil anos.

Essa nuvem de fragmentos consiste em partículas geladas que foram ejetadas do cometa durante a sua passagem perto do Sol. Essa nuvem não é homogênea, com regiões muito delgadas e outras muito mais densas e que muitas vezes também é perturbada devido à influência gravitacional de Júpiter, como acontece agora.


Só lembrando que o pico da chuva acontece na madrugada do dia 12 de agosto, ou seja, após a passagem de quinta-feira para sexta-feira.

Conhecimentos sobre fragmentos vindos do espaço
Quando o fragmento ainda está no espaço, recebe o nome de METEORÓIDE.
Quando penetra na atmosfera e incandesce, recebe o nome de METEORO.
Quando atinge o solo, passa a chamar METEORITO.

Mais informações na fonte da notícia em APOLO 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário