Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quarta-feira, 29 de agosto de 2018

29 de agosto

29 de agosto é o 242.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 124 para acabar o ano.

Datas Comemorativas
Dia Nacional de Combate ao Fumo
Dia Mundial de Combate à Desnutrição Infantil
Dia do Martírio de São João Batista
Dia Internacional Contra os Testes Nucleares
Dia Mundial do Pop
Dia Nacional do Vaqueiro
Dia Internacional do Gamer

Fatos e eventos históricos
1825 - Assinatura por D. João VI da convenção em que reconhecia a independência do Brasil, mediante o pagamento de uma indenização de um milhão de libras esterlinas.
1852 - A primeira estrada de ferro do Brasil começa a ser construída pela Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis. O primeiro trecho da Estrada de Ferro Mauá, com extensão de 14,5 quilômetros, seria inaugurado dois anos mais tarde.
1885 - Gottlieb Daimler patenteou a primeira motocicleta do mundo.
1944 - Na cidade de União, estado do Piauí, foi organizada a primeira passeata de vaqueiros do Brasil. Hoje, é data nacional.
1993 - Chacina de Vigário Geral, no Rio de Janeiro, deixa 21 pessoas mortas.
2005 - O furacão Katrina atingiu Nova Orleans, nos Estados Unidos. A força foi tamanha que matou 964 pessoas na cidade, totalizando 1209 vítimas no país. 60 mil habitantes ficaram desabrigados e o estádio da cidade, o Super Dome, teve que ser utilizado como abrigo.

Santos do dia
Santa Sabina
São João Batist

Dia da Reflexão da Chacina de Vigário Geral
comemoração da cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ, conforme Lei Nº 5.467 de 26 de junho de 2012 e Lei Nº 5.146 de 7 de janeiro de 2010, que está relacionada com o massacre da Favela do Vigário Geral no subúrbio carioca, quando 21 moradores [13 homens, 6 mulheres e 2 adolescentes], todos trabalhadores ou sem ficha na polícia, foram assassinados por um grupo de 50 homens da Polícia Militar, , em sua maioria integrantes da famigerada quadrilha apelidada de "Cavalos Corredores", um subgrupo de policiais do 9o [BPM Batalhão da Polícia Militar] de Rocha Miranda, numa verdadeira cena de terror e pânico, na madrugada de 30 de agosto de 1993, depois que 4 policiais militares haviam sido mortos numa emboscada armada por traficantes da área no dia anterior em 29 de agosto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário