Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



segunda-feira, 19 de agosto de 2019

19 de Agosto

19 de agosto é o 232.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 134 para acabar o ano.

DATAS COMEMORATIVAS
Dia Nacional do Ciclista
Dia Mundial da Fotografia
Dia Nacional do Historiador
Dia do Ator
Dia do Artista de Teatro
Dia Mundial da Assistência Humanitária
Dia Internacional do Amante Clandestino
Dia Nacional da Aviação Agrícola
Dia de Pernambuco
Dia Nacional do Orgulho Lésbico
Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.  Data de uma entre tantas tragédias brasileiras, o massacre na Praça de Sé, centro de São Paulo, em 2004.
Entre os dias 19 e 22 de agosto de 2004, 15 pessoas foram violentamente atacadas enquanto dormiam nas ruas no centro da cidade, sendo que, 7 delas morreram. Posteriormente, no dia 23 de maio de 2005, uma testemunha do massacre foi morta por policiais militares. Organizações e movimentos sociais, desde então, se mobilizam e denunciam a morosidade, o descaso e a omissão das autoridades na punição dos culpados.
Também denunciam a violência constante nas ruas e a falta ou a ineficência de políticas públicas de trabalho, habitação, saúde, educação e assistência social, entre outras, para as pessoas em situação de rua que, segundo Censo da FIPE 2011/2012, eram mais de 13 mil pessoas só na capital paulista.

FATOS E EVENTOS HISTÓRICOS
1692 - Cinco mulheres e um clérigo de um povoado em Massachusetts (EUA) foram executados depois de terem sido acusados de bruxaria. O caso ficou conhecido como Julgamento das Bruxas de Salém.
1934 - Plebiscito na Alemanha entrega todo o poder a Adolfo Hitler, que passa a intitular-se furher. Hitler era chanceler da Alemanha e líder do Partido Nacional Socialista e com o tÍtulo passa a exercer a presidência do país.
1969 - Fundada a EMBRAER - Empresa Brasileira de Aeronáutica, maior fábrica de aviões do Brasil
1981 - É instituído o SBT, iniciado em 1 de novembro de 1980.
2004 - Foi ao ar o comercial de despedida do Garoto Bombril, imortalizado pelo ator Carlos Moreno. Ele foi criado em 1978 pelos publicitários Washington Olivetto e Francesc Petit para as propagandas da marca de palha de aço.

SANTO DO DIA
Dia de São João Eudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário