Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



sexta-feira, 10 de agosto de 2018

10 de agosto

10 de agosto é o 223.º dia do ano no calendário gregoriano . Faltam 143 para acabar o ano.

Datas Comemorativas
Dia Mundial da Solidariedade Cristã
Dia Internacional do Biodiesel
Dia da Polícia Militar PR
Dia do Porco, Dia do Frango e do Ovo no RS
Dia Internacional da Qualidade do ar

Dia dos Diáconos - Comemorado na Igreja Católica, em louvor a São Lourenço de Picassent na Espanha ou de Roma na Itália, que é tido como o patrono dos diáconos.

Dia da Polícia Militar - Comemorado no Estado brasileiro do Paraná, conforme Lei Nº 13.901 de 4de dezembro de 2002, para marcar a data da Lei Provincial Nº 7 de 10 de agosto de 1854, que foi sancionada pelo primeiro Presidente da Província do Paraná, Conselheiro Zacarias de Góes e Vasconcelos, e que então criou a Companhia da Força Policial [atual Polícia Militar do Paraná] como uma unidade de Caçadores, após o desmembramento da antiga 5ª Comarca da Província de São Paulo.

Dia Internacional do Biodiesel - Comemorado para marcar a data de 10 de agosto de 1893, em que o inventor alemão, Rudolf Diesel, fez funcionar pela 1ª vez um motor movido a óleo Diesel extraído do amendoim [um único cilindro de ferro de 3 m com um volante em sua base] na cidade alemã de Augsburg.

Dia Nacional de Reflexão do Cantando as Diferenças - Comemoração proposta para o Brasil pelo Projeto de Lei Nº 285 de 2006 (em tramitação no Senado brasileiro), para marcar a data da morte do Sociólogo brasileiro, Florestan Fernandes, que faleceu em 10 de agosto de 1995 e que é tido como um dos maiores guerreiros na luta contra as desigualdades vividas por brasileiros, cuja proposta também pretende autorizar o Poder Executivo Federal brasileiro a criar o Programa "Cantando as Diferenças", com o fim de promover a inclusão social de grupos discriminados por etnia, raça, gênero, idade, livre opção sexual, pessoa com deficiência e condição social, a partir de uma experiência piloto realizada em vários municípios gaúchos, que permitiu dar vez e voz à pessoas que, por um motivo ou outro, sempre estiveram à margem da participação política e das discussões acerca dos rumos de suas vidas.

Dia Nacional da Marca - comemoração proposta para o Brasil pelo projeto de lei Nº 7706 de 2010 [em tramitação na Câmara brasileira dos Deputados], a partir de uma solicitação da empresa gaúcha, Marpa [Marcas, Patentes e Inovações, para marcar a data de 10 de agosto de 1843, em que ocorreu o 1º registro de uma marca no país, com a oficialização da marca brasileira, "Area Preta", então de propriedade da Fábrica de Rapé Area Preta.

Dia Nacional de Reflexão do Cantando as Diferenças - comemoração proposta para o Brasil pelo Projeto de Lei Nº 285 de 2006 [em tramitação no Senado brasileiro], para marcar a data da morte do Sociólogo brasileiro, Florestan Fernandes, que faleceu em 10 de agosto de 1995 e que é tido como um dos maiores guerreiros na luta contra as desigualdades vividas por brasileiros, cuja proposta também pretende autorizar o Poder Executivo Federal brasileiro a criar o Programa "Cantando as Diferenças", com o fim de promover a inclusão social de grupos discriminados por etnia, raça, gênero, idade, livre opção sexual, pessoa com deficiência e condição social, a partir de uma experiência piloto realizada em vários municípios gaúchos, que permitiu dar vez e voz à pessoas que, por um motivo ou outro, sempre estiveram à margem da participação política e das discussões acerca dos rumos de suas vidas.

Fatos e eventos históricos
1839 - A Academia de Ciências de Paris faz comunicado público do descobrimento de Daguerre, o "daguerrotipo", primeiro passo para o surgimento da fotografia.
1846 - Elias Howe patenteia a máquina de costura.
1972 - Delegações de diversos países assinaram a Declaração de Brasília, um acordo de cooperação internacional para resolver o problema indígena nas Américas.
1981 - Funcionários demitidos da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo, em São Paulo, arrombaram a fábrica e fizeram um quebra-quebra.
1881 - Milhares de lâmpadas acendem, de uma só vez, no parque de exposições da I Feira Internacional da Eletricidade em Paris. O público entusiasmou-se com as lâmpadas de Edison. Essa feira mostra pela primeira vez o mundo da eletricidade.
1897 - O investigador alemão Felix Hoffman, descobridor do ácido acetilsalicílico, registra o produto, componente básico de analgésicos populares como a aspirina.
1927 - Começa a ser esculpido na rocha do monte Rushmore (Dakota do Sul, EUA) o monumento aos presidentes norte-americanos Washington, Jefferson, Lincoln e Roosevelt, obra do Pintor e Escultor  Gutzon Borglum e seu filho. Os rostos dos Ex Presidentes foram construídos com antigos instrumentos de engenharia, marretas e martelos a 150 metros de altura, na região de Black Hills e durou 14 Anos de 1927 a 1941. Borglum morreu pouco tempo antes de completar o seu trabalho. Terminada por seu filho, Lincoln, a obra foi inaugurada em 1941.

Santos do Dia
São Lourenço diácono e mártir

Nenhum comentário:

Postar um comentário