Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quarta-feira, 27 de abril de 2016

1,3 milhões de assinaturas pedem a cassação do presidente da Câmara Eduardo Cunha


Um abaixo-assinado com mais de 1,3 milhão de assinaturas pedindo a cassação do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi entregue na terça Feira dia 26 de Abril por representantes do site Avaaz ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, em Brasília. O órgão analisa se Cunha cometeu quebra de decoro parlamentar ao mentir sobre a existência de contas secretas na Suíça.

A entrega das assinaturas ocorreu momentos antes de o Conselho iniciar sessão para ouvir o depoimento do lobista Fernando Soares, principal testemunha contra Cunha nas investigações da operação Lava-Jato. De acordo com o G1, houve confusão entre parlamentares presentes na reunião.

Enquanto deputados que se opõe a Cunha defenderam a entrega da petição, o deputado Laerte Bessa (PR-DF), aliado de Cunha, discutiu com um manifestante que gritou "Fora, Cunha". Bessa argumentou que o Conselho de Ética não era lugar adequado para receber a petição.

A coleta de assinaturas para cassar o mandato de Cunha iniciou em outubro de 2015. Depois da votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no dia 17, o número de assinaturas teve aumento significativo: pulou para 1,2 milhão em apenas quatro dias.

Em entrevista ao Estadão, o coordenador da organização Avaaz, Diego Casaes, explica que, embora a petição não tenha valor jurídico, as milhares de assinaturas representam uma mobilização social.

— São pessoas por trás da assinatura e que têm direito a voto — defendeu o coordenador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário