Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



terça-feira, 1 de março de 2016

Cientistas fazem pesquisa sobre a possibilidade de um câncer ser contagioso

George Johnson
Do New York Times

Apesar de não haver sinal de ameaça iminente, artigos recentes sugerem uma possível aparição de um câncer contagioso em humanos

Mesmo com todo o seu horror peculiar, o câncer vem com uma redenção. Se nada mais conseguir deter a evolução maluca do tumor, o câncer termina morrendo com seu hospedeiro. Tudo que as células malignas aprenderam para sobrepujar as defesas do paciente – e as dos oncologistas – é apagado. O próximo caso de câncer, em outra vítima, começa do zero.

Imagine se em vez disso as células cancerígenas tivessem a capacidade de passar para outro organismo. Um câncer desse tipo teria o poder de se espalhar não apenas de órgão para órgão como também de uma pessoa para outra, desenvolvendo novas habilidades ao longo do caminho.

Embora não exista sinal de uma ameaça iminente, vários estudos recentes sugerem que o surgimento derradeiro de um câncer humano contagioso existe dentro do campo da possiblidade médica. Ele não seria uma doença, como o câncer cervical, desencadeado pela disseminação de um vírus, mas uma enfermidade na qual as células cancerígenas viajam de uma pessoa para outra e prosperam em seu novo endereço.

Até agora, sabe-se que isso somente ocorreu em condições muito incomuns. Uma funcionária de laboratório de 19 anos que se furou com uma seringa com células de câncer de cólon desenvolveu um tumor na mão. Um cirurgião adquiriu câncer de seu paciente depois de se cortar acidentalmente durante a operação. Também existem casos de células malignas serem transferidas de uma pessoa para outra durante transplante de órgão ou de uma mulher ao seu feto.
Em cada uma dessas ocasiões, a malignidade não progrediu. Os únicos cânceres conhecidos que continuam de um organismo para outro, driblando o sistema imunológico, foram encontrados em outros animais.

Continue lendo em clicando  em >>noticias.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário