Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Paiçandu
A secretaria de Meio Ambiente e secretaria de Serviços Públicos alertam para o risco de queimar folhas em seu quintal, em datas vazias ou na rua.
A cidade de Paiçandu não possui unidade de Corpo de Bombeiros, pois não é Comarca e não têm acima de 50 mil habitantes – O serviço de controle de queimadas é realizado pela equipe de Serviços Públicos com o “Caminhão Pipa” – somente em casos graves o Corpo de Bombeiros de Maringá é acionado, por este motivo, é muito perigoso que se inicie um incêndio, a partir de queimadas de folhas.
Além disso, existe o risco, da fumaça provocar doenças pulmonares e agravar o estado de saúde das pessoas que sofrem com algum problema de respiração. As doenças provocadas pela fumaça das queimadas e seus constituintes, são aquelas comuns das vias respiratórias, agravadas pelas cancerígenas dioxinas (quando existe plástico envolvido) e pelo efeito do calor emanado do fogo, que pode ultrapassar os 600 graus centígrados.
Recomenda-se à população que não coloquem fogo em folhas ou galhos secos, especialmente em terrenos baldios; não façam fogueiras ou joguem pontas de cigarros em locais que podem provocar o fogo, pois o maior prejudicado é sempre o morador.
É importante lembrar, que além de prejudicial, provocar queimada é considerado crime, de acordo com a lei federal 9605 de 12/02/1998 artigo 54. Podendo gerar pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.
Além disso, é importante lembrar que as folhas não podem ser jogadas nos bueiros da cidade, porque isso gera o entupimento das galerias e consequentemente alagamentos.
Os lixeiros não recolhem folhas, é necessário solicitar o recolhimento na secretaria de serviços públicos, pelo telefone 44 3244 8420.
Nenhum comentário:
Postar um comentário