Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

20 de Janeiro

20 de janeiro é o 20.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 345 para acabar o ano (346 em anos bissextos).
.
Dia Internacional do Hanseniano
Dia da Cidade do Rio de Janeiro
Dia de Oxalá
Dia do Farmacêutico
Dia Municipal do Doador de Sangue (ES)
Dia Municipal do Empregados da Saúde (CE)
Dia Nacional do Fusca
Dia do Museu da Arte Moderna
Dia de Oxósse e Caboclos

FATOS HISTÓRICOS
Dia Nacional da Parteira Tradicional - Comemoração proposta para o Brasil pelo Projeto de Lei Nº 3308 de 2004, com base em comemoração celebrada no Estado brasileiro do Amapá, que já homenageava a categoria em 20 de janeiro, por ocasião do aniversário da parteira tradicional de Macapá, Juliana Magave de Souza, que veio ao mundo em 20 de janeiro de 1908, e que chegou a ser bastante conceituada entre os macaenses, tendo cerca de 339 partos em sua história de vida como parteira ou aparadoura, uma das inúmeras mulheres brasileiras que são responsáveis pela realização de cerca de 450.000 partos por ano nos mais longíncuos recantos do Brasil.

Dia da Consciência Indígena dos Filhos da Nação Tupi - A data foi criada para marcar a morte do cacique Aymbere, que tombou em 20 de janeiro de 1557 enquanto resistia à invasão de suas terras pelos portugueses, e em tributo de pindó-rama ou pindó-retama, "terra/lugar/região das palmeiras", tida como uma designação pré-cabralina dada a regiões que mais tarde, formariam o Brasil e, por extensão de significado, nome indígena por excelência das Terras Brasilis.

Morre Mané Garrincha - Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha, morreu em 20 de janeiro de 1983. Ele jogou 60 partidas pela seleção brasileira. Estreou em 1955 contra o Chile no Maracanã. Com Garrincha, o Brasil conseguiu 52 vitórias e 7 empates. Com Mané e Pelé juntos, o Brasil nunca perdeu
1941 — Criação do Ministério da Aeronáutica do Brasil.
1972 - A TV Difusora de Porto Alegre faz a primeira transmissão experimental em cores da televisão brasileira.
1986 - Os Estados Unidos comemoram pela primeira vez o feriado em honra a Martin Luther King, Jr., o líder negro de direitos civis que fora assassinado.
1987 — O presidente José Sarney decreta a moratória do pagamento de juros da dívida externa do Brasil.
Dia de Martin Luther King Jr — feriado norte-americano comemorado pela primeira vez em 1986.

SANTO DO DIA
Dia de São Sebastião


Nenhum comentário:

Postar um comentário