Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Exames do Detran podem ser agendados pela internet a partir de Quinta - 10 de Dezembro

Os usuários do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) poderão agendar, a partir desta quinta-feira (10), exames de avaliação psicológica, físico e mental e o exame teórico de direção no site da autarquia (www.detran.pr.gov.br). O novo serviço fará parte dos mais de 20 processos que estão distribuídos na plataforma de serviços online, que podem ser acessados via internet, TV Digital e terminais de autoatendimento.

“Para marcar os exames o candidato precisa comparecer pessoalmente ao Detran e agora poderá fazer isto também sem sair de casa. Cada vez mais investimos e agregamos novos serviços ao Detran Fácil para que o cidadão evite deslocamentos desnecessários”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Com o Detran Fácil é possível acessar diversos serviços como solicitação da emissão definitiva da Carteira da Nacional de Habilitação, segunda via e renovação da CNH; Permissão Internacional para Dirigir; segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV); mudança de endereço; defesa de suspensão, cassação e de infrações estaduais, além de agenda de cursos e consultas.

Em outubro de 2015, a plataforma paranaense atingiu a marca de 3 milhões de serviços realizados. Assim, o Governo do Estado diminuiu a burocracia nos processos de veículos e habilitação e reduziu em até duas horas o tempo de espera em algumas unidades do Departamento.

De janeiro a outubro de 2015, o Detran Fácil foi responsável por 88% das Permissões Internacionais para Dirigir emitidas no Estado, 74% das CNHs definitivas, 63% das segundas vias de documentos e 60% das renovações de habilitação.

A média mensal de acessos saltou de 6 mil serviços por mês em 2011 para 140 mil mensais neste ano. A plataforma desenvolvida em parceria com a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação no Paraná) foi vencedora na 14ª edição do Prêmio e-Gov, na categoria e-Serviços Públicos.

MUDANÇAS – Em 2015, além dos serviços e consultas de habilitação e veículo, o Detran lançou um canal de serviços restritos que abrange também o sistema de infrações. Para ter acesso, os usuários devem preencher um formulário, seguir as orientações que estão disponíveis no site e finalizar o cadastro em uma das unidades da autarquia.

A nova versão do Detran Fácil também permite um reaproveitamento completo do cadastro dos motoristas, já existente no Detran e no Instituto de Identificação. Assim, as pessoas que precisarem fazer qualquer procedimento, como o exame de sanidade física e mental, alteração ou inclusão de categoria, entre outros, terão a foto, biometria e assinatura reaproveitadas do último cadastro ou da carteira de identidade para uso em até cinco anos e meio.

Fonte: Assessoria de Comunicação DETRAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário