Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



terça-feira, 2 de outubro de 2018

02 de Outubro


2 de outubro é o 275.º dia do ano no calendário gregoriano (276.º em anos bissextos). Faltam 90 para acabar o ano.

Datas Comemorativas
Dia Internacional da Não Violência
Dia Mundial da Juventude
Dia Nacional do Habitat
Dia do Notário o mesmo que tabelião
Dia Internacional do Educador Social

Dia Nacional do Pacifismo Ativo e pelo Desarmamento - Comemoração do Brasil, conforme Lei Nº 11.619 de 19 de dezembro de 2007, que está relacionada com o "Dia Internacional da Não-Violência" , para marcar a data do nascimento do líder pacifista indu, Mahatma Gandhi [Mohandas Karamchand Gandhi], que nasceu no dia 2 de outubro de 1869, e que, pacificamente, foi um pilar na conquista da independência da Índia, para mais tarde morrer assassinado a tiros na cidade indiana de Nova Delhi, pouco antes do pôr do sol de 30 de janeiro de 1948, ao tempo em que ele ia para suas orações da noite e foi atraiçoado por um jovem fanático da casta dos brâmanes, uma parte da sociedade indiana formada pela elite privilegiada no país indiano.


Dia de "Gandhi Jayanti" - Feriado nacional comemorado na Índia, para marcar a data do nascimento do líder pacifista indu, Mahatma Gandhi [Mohandas Karamchand Gandhi], ocorrido em 2 de outubro de 1869.
Mitologia nórdica: Dia de Rickfillie, o "gnomo da palha", que tinha o dom de transformar palha em ouro

Fatos e Eventos Históricos

1889 - Começa em Washington a primeira Conferência interamericana, com representantes de 18 países, onde foi criada a União Internacional das repúblicas da América
1924 - A Liga das Nações adotou o Protocolo de Genebra que estabelecia negociações pacíficas para disputas internacionais
1961 - O Congresso Nacional aprova a emenda constitucional que institui o regime parlamentarista no Brasil, evitando que o vice-presidente João Goulart assumisse a presidência após a renúncia de Jânio Quadros.
1985 - A novela Roque Santeiro atinge 80 pontos de audiência no Ibope, com 60 milhões de espectadores
1992 - 111 presos foram mortos após uma briga generalizada no Pavilhão 9 da penitenciária do Carandirú, em São Paulo. A polícia tentou conter e foi autorizada a invadir pelo coronel da reserva Ubiratan Guimarães. Ele comandou os policiais e foi condenado a 632 anos de prisão.
1992 - Itamar Franco é designado presidente interino, no lugar de Fernando Collor de Mello.

Santos do Dia
Dia dos santos anjos da guarda

Nenhum comentário:

Postar um comentário