Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Morre Nonô Pereira um dos precursores do plantio direto no Paraná



O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, lamentou a morte de um dos precursores da implementação do plantio direto na palha no Paraná, Manoel Henrique Pereira, conhecido como Nonô Pereira. Ele morreu nesta terça-feira (08), em Ponta Grossa, aos 76 anos.

“Foi graças à iniciativa de Nonô Pereira e outros produtores pioneiros como Herbert Bartz, de Rolândia, e Franke Dijkstra, também de Ponta Grossa, que surgiu no Paraná a técnica do plantio direto, que revolucionou a agricultura brasileira e permitiu maior produtividade à agricultura paranaense”, disse Ortigara.

A saga de Nonô Pereira e demais pioneiros foi resgatada em livro lançado em 2012 pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em parceria com a FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. A publicação destaca que o plantio direto deu nova perspectiva ao uso e manejo dos solos e da água.

O envolvimento de Nonô Pereira com o plantio direto se deu na década de 70, na região de Ponta Grossa, como alternativa de uma agricultura mais conservacionista para sua lavoura prejudicada pela erosão. A técnica ganhou visibilidade e o caminho conservacionista, de plantar sobre a palha, foi aderido por outros produtores. A disseminação da técnica tornou a região de Ponta Grossa o berço do plantio direto e conhecida em todo o Brasil.

De acordo com o secretário da Agricultura, “o caminho conservacionista adotado por Nonô preserva o patrimônio dos agricultores – o solo –, evita a erosão e permite que a boa semente responda na plenitude de sua carga genética”.

Nonô Pereira teve atuação marcante à frente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, uma entidade de reconhecimento internacional da qual foi presidente três vezes.

Na sexta-feira (4), ele foi homenageado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com a entrega da Medalha do Mérito Universitário e do diploma de homenageado. Pereira pediu o empenho da universidade para ampliar as pesquisas pela agricultura e pelo plantio direto na defesa da saúde da terra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário