Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



terça-feira, 8 de setembro de 2015

Aplicativo invasor de celular tira fotos de vítimas secretamente para chantagem.


Quem tem o hábito de acessar conteúdo adulto deve ter muito cuidado. De acordo com a empresa de segurança Zscaller  um aplicativo, que disponibiliza conteúdo para maiores de de idade, está fotografando secretamente os usuários e os chantageando. Os pesquisadores da companhia descobriram que o Adult Player, que roda em smartphones Android, tira fotos do usuário com a câmera frontal e bloqueia o celular, pedindo um "resgate" de US$ 500.


Segundo informou uma reportagem da BBC, o aplicativo não estava disponível na Google Play, mas podia ser instalado através de uma página na internet. Para conseguir o dinheiro, os criminosos usavam o possível constrangimento do usuário de ter suas fotos vazadas. "Se você não paga, sua reputação pode ser afetada", afirmam os pesquisadores.

A tática é conhecida como ramsomware e tem se popularizado nos últimos meses. De acordo com a Intel Security em um ano o número de ataques utilizando o método cresceu 127%. "Uma das razões para o aumento é que eles são fáceis de fazer. Há pessoas que são pagas para fazer o trabalho, e isso é muito bem pago. Um grupo que rastreamos ganhou US$ 75 mil em 10 semanas", explica Raj Samani, chefe de tecnologia da Intel Security na Europa.

Como se proteger.

Para se proteger, a dica é sempre fazer o download de aplicativos em lojas certificadas pela desenvolvedora do sistema e não clicar em links suspeitos. A empresa de segurança afirma ainda que quem baixou o Adult Player deve reiniciar o aparelho no modo de segurança, que permite apagar ameaças sem que os apps sejam ligados.Com informações da BBC.

Matérias relacionadas clique >>AQUI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário