Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Maior chuva de meteoros do ano acontece nesta noite de Quarta Feira


O fenômeno será vista melhor nas regiões Norte e Nordeste do país. Os melhores lugares para observação são os distantes de grandes centros urbanos e de maiores altitudes.

A chuva de meteoros que acontece na noite de hoje, já é a segunda do ano, e na verdade já acontece desde o dia 23 de julho indo até o dia 22 de agosto, no entanto tem o seu pico a partir das 21:00hs de hoje horário de Brasília e segue nesta madrugada de quarta para quinta-feira 13.

Pela primeira vez desde 2007, a chuva das Perseidas irá coincidir com a ausência de luar – o que favorece as condições de observação.

Durante esse período, será possível ver a quede de entre 80 a 100 estrelas cadentes por hora.

As Perseidas são pedaços do cometa Swift-Tuttle; todo ano, em agosto, a Terra cruza a órbita do cometa e a nuvem de detritos deixada pelo astro.
Essas partículas de gelo e poeira (que vão do tamanho de um grão de areia ao de uma ervilha) entram na nossa atmosfera a cerca de 60 km por segundo.

As melhores oportunidades de visualização ocorrem no hemisfério Norte, mas as estrelas cadentes também podem ser vistas no hemisfério Sul – no Brasil, as regiões mais ao norte possuem melhores condições de observação.

Fonte >> www.bbc.com -  também >> visaonorte.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário