Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Esse é o país que quer acabar com a corrupção?


Matéria publicada no Blog do  Jornalista MESSIAS MENDES que trás verdades apontadas pela BBC que parecem ser ignoradas pelos barões, esse é o país que quer acabar com a corrupção?


Reportagem da BBC Brasil, assinada pelo jornalista Fernando Duarte mostra que a evasão fiscal todo ano no nosso país, equivale a 18 Copas do Mundo e a dezenas de “Mensalão” e “Petrolão”. É uma sangria brutal, de ganhos de uma elite que não chega a 100 mil cidadãos os quais, juntos, deixam de pagar por ano quase meio trilhão de reais em tributos.

 Segundo pesquisa da Tax Justice Network, uma rede fiscal internacional com sede em Londres, que analisa e divulga dados sobre movimentação de impostos e paraísos fiscais, o Brasil teria perdido só em 2010 exatos R$ 490 bilhões com evasão fiscal.

Quanto seria a sangria de 2014 e quanto será a de 2015? A Operação Lava Jato domina o noticiário , sendo a origem dos protestos de Domingo (16), embora nenhum nome fora do PT foi execrado , nenhum outro partido apanhou tanto nas ruas, apesar de já ter ficado claro nas delações premiadas que quase ninguém escapa. Nem o PSDB de Aécio Neves que, citado inúmeras vezes pelos delatores, deixou de ir paras as ruas das capitais fazer discurso de moralidade.

A LavaJato já é rotulada como o maior escândalo de corrupção do país em todos os tempos. Enquanto isso, esse relatório da Tax jamais mereceu uma linha dos grandes jornais e a “Operação Zelotes”, cujos envolvidos surrupiaram R$ 19 bilhões do erário caiu no esquecimento.

 Na matéria “Onde está o Moro da Operação Zelotes?”, publicada esta semana pela Carta Capital, a revista lembra que, “de acordo com a Polícia Federal, uma quadrilha atuava no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão ligado ao Ministério da Fazenda, para reverter ou anular multas de forma ilícita”.

 Entre as empresas investigadas por corromper fiscais da Receita ninguém menos que RBS (afilada da Rede Globo), Ford, Mitsubishi, BR Foods, Camargo Corrêa, Tim, Bradesco, Santander e Banco Safra. Como se vê, ir para as ruas pedir o impeachment da Presidente com este nível de simplificação de um problema tão complexo é, no mínimo, uma idiotice.


Nenhum comentário:

Postar um comentário