O ministro falará sobre os desdobramentos da Operação Zelotes, da Polícia Federal, que investiga fraudes que podem chegar a R$ 19 bilhões
A Comissão de Defesa do Consumidor promove audiência pública com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, na quarta-feira (15), para discutir a Operação Zelotes, da Polícia Federal, que investiga um esquema bilionário de sonegação fiscal.
A audiência foi solicitada pelo deputado Ivan Valente (Psol-SP). A Operação Zelotes investiga fraudes em processos julgados pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), do Ministério da Fazenda.
O parlamentar cita matéria do jornal “O Estado de S. Paulo”, segundo a qual grandes companhias do País dos mais diversos setores da economia estão sob investigação, como os bancos Bradesco, Safra, Pactual e Bank Boston, as montadoras Ford e Mitsubishi e a BR Foods, de alimentação.
Também fariam parte da investigação companhias como Petrobras, a empreiteira Camargo Corrêa, a Light, distribuidora de energia do Rio, o grupo de comunicação RBS e o grupo Gerdau. “A reportagem lista os valores dos débitos em discussão dessas companhias e diz que as propinas variam entre 1% e 10% do valor das dívidas fiscais.”
Os investigadores da Operação Zelotes estimam que a fraude pode chegar a R$ 19 bilhões. “Aqui no Carf, só os pequenos devedores pagam. Os grandes, não”, resumiu um ex-conselheiro do Carf, com cargo até 2013, numa conversa interceptada com autorização da Justiça, segundo relato dos investigadores.
A audiência ocorrerá no plenário 8, a partir das 10 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário