Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



domingo, 12 de julho de 2015

Atitude que comoveu o mundo

Fonte www.jn.pt

A foto de um menino a estudar na rua para aproveitar a luz de um restaurante comoveu o Mundo, no início do mês. Foi criada uma campanha online de angariação de fundos, que já arrecadou dinheiro suficiente para lhe pagar os estudos até à universidade.

Uma estudante universitária filipina, Joyce Torrefaca, fotografou o menino de nove estudar na rua, à noite, aproveitando a luz de um McDonalds, na cidade de Mandaue, nas Filipinas. Chama-se Daniel Cabrera, tem nove anos e vive com a mãe, e um irmão numa tenda sem eletricidade, desde que a casa se incendiou, em 2010. O pai morreu na cadeia, em data não especificada.

Daniel frequenta o terceiro ano e faz mais de um quilómetro a pé para ir para a escola. "É muito estudioso e determinado. Insiste em ir todos os dias para a escola, mesmo sem dinheiro para o almoço", diz a mãe Christina Espinoza.

"Ele costuma dizer que não quer ser pobre toda a vida, que tem sonhos para alcançar", acrescenta Christina Espinoza, citada pelo jornal britânico "Daily Mail". Daniel quer ser médico ou polícia. À noite, costumava ajoelhar-se no chão, usando um banco improvisado de madeira como mesa para estudar.

Aproveita a luz de um McDonalds para fazer os trabalhos de casa, com o único lápis que lhe sobrou, depois de ter sido agredido e roubado por colegas na escola.

Em declarações a uma publicação filipina, a gerente daquele restaurante, Iris Prak, diz que a mãe de Daniel costuma vender cigarros e lenços de papel nas imediações, na companhia do outro filho, Gabriel, de sete anos. Christina trabalha, quando pode, numa tenda de venda de comida, auferindo cerca de 1,5 euros por dia. É nessa tenda de pano, sem paredes ou eletricidade, que dorme com os dois filhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário