Fonte Gazeta do Rossio
Uma empresa Japonesa, de Tóquio, desenvolveu um protótipo de um dispositivo, capaz de detetar doenças através da respiração. Esta máquina, poderia permitir a realização de diagnósticos de forma mais rápida e simples no futuro.
O protótipo, concebido pela empresa Nihon Dempa Kogyo (NDK), em parceria com a Universidade de Kitakyushu, já consegue identificar, com sucesso, segundo o jornal “Nikkei”, cirrose hepática. Ao serem expostos aos gases, presentes no ar expirado pela pessoa, os osciladores quartzo reagem, indicando se uma determinada substância está presente, ou não, na respiração do paciente.
Atualmente, este dispositivo leva cerca de 20 minutos para recolher o ar expirado, através de uma máscara, e reduzir a humidade da amostra. A NDK quer, por isso, conseguir o apoio de um fabricante de equipamentos médicos, para otimizar o sistema.
Além disso, a companhia realçou que, a produção do equipamento, não terá custos elevados, visto que se baseia em osciladores de quartzo, um produto bastante comum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário