Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



segunda-feira, 8 de junho de 2015

Inteligência Artificial - Criador de empresa diz "Robôs não vão destruir a humanidade"


Recentemente, empresários como Bill Gates e Elon Musk têm expressado certa preocupação com a evolução da inteligência artificial. Em janeiro deste ano, Musk chegou a afirmar que os acredita que robôs poderão matar humanos em cinco anos. Apesar de reconhecer que a tecnologia é extremamente poderosa, Suleyman afirma que as pessoas são capazes de controlá-la e que há limites que impedem que as máquinas ajam de maneira assassina. Ele ainda defende que a sociedade deveria estar mais preocupada com problemas mais urgentes, como os desastres naturais que acontecem em todo o planeta.

Mustafa Suleyman, cofundador da empresa de pesquisa de inteligência artificial Deep Mind, enfatizou em uma palestra na última sexta-feira que não acredita que as máquinas destruirão a humanidade.
De acordo com o executivo, a companhia adquirida pelo Google em 2014 tem como objetivo capacitar as máquinas para que melhorem a vida das pessoas e os serviços da gigante de tecnologia, e não para que tomem o controle e eliminem os humanos. “A história passou de ‘não é terrível que a AI é um fracasso? para ‘não é terrível que AI é um sucesso tão grande?’. Acreditamos que a inteligência artificial será uma ferramenta extremamente poderosa que controlamos e direcionamos, dentro de seus limites de capacidade, assim como fazemos com qualquer outra ferramenta que temos no mundo, como máquinas de lavar ou tratores. Estamos trabalhando para capacitar a humanidade, não para nos destruir “, explica.

Durante o evento, Suleyman foi questionado a respeito de um conselho de ética criado para garantir que o desenvolvimento da AI seja legal e segurou. Apesar de confirmar a existência do órgão, o executivo se recusou a revelar o nome de seus integrantes e disse que “as pessoas serão reveladas em seu devido tempo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário