Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



domingo, 19 de abril de 2015

Gestante de 24 anos morre por suspeita de dengue hemorrágica


O Blog Leandro Oliveira trás a informação de que uma moradora do Jardim Capital; Jéssica Duarte de 24 anos veio a falecer  vítima de complicações causadas por dengue. Jéssica estava grávida de 8 meses, e acordo com a POSTAGEM ela passou mal na Segunda Feira 13; levada ao  pronto atendimento municipal, seu quadro clínico se agravou tendo que ser transferida para a UTI do Hospital Santa Casa de Maringá. Na Sexta Feira dia 17 a jovem não resistiu e acabou morrendo.
Os médicos conseguiram fazer o parto e salvar a criança. De acordo com com Leandro Oliveira  a causa da morte teria sido por dengue hemorrágica.

Em Paiçandu até a ultima Sexta Feira 17 dados da Secretaria de Saúde apontavam em boletim emitido pelo órgão que a cidade possuía até a data 128 casos suspeitos sendo 41 diagnósticos confirmados de pessoas que contraíram a doença.

38.335 é número de habitantes do Município de Paiçandu segundo o ultimo relatório oficial emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) em 25 DE MARÇO ultimo.
Se mais da metade dos casos suspeitos virem a ser confirmados Paiçandu já estaria em estado de epidemia, o que corresponderia a mais de 108 casos de confirmação.
A Organização Mundial da Saúde estabelece que uma cidade entra em estado de epidemia quando atinge 300 casos por cada 100 mil habitantes.

Devido à coleta de amostra para exame laboratorial para dengue ser a partir do sexto dia após o
início dos sintomas e em algumas situações há dificuldade na coleta que é realizada tardiamente por isso os números podem não corresponderem a sua total realidade.

Por isso da importância do diagnostico,qualquer sintomas suspeito é de extrema importância que a pessoa procure imediatamente um unidade de Saúde mais próxima.  

EM MARÇO DE 2013 o município de Paiçandu entrara em alerta por ter sido considerado epidêmico, quando isso ocorre as medidas de contenção da doença são aumentadas pelo Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário