Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quarta-feira, 8 de abril de 2015

Aquíferos fornecem 21% da água tratada que é consumida pelos Paranaenses

Fonte SANEPAR

Moradores de 297 municípios do Paraná são abastecidos com água subterrânea, extraída pela Sanepar dos aquíferos Caiuá, Cristalino, Guarani, Karst, Paleozóico e Serra Geral. Do volume de água tratada produzido pela empresa em 2014, num total de 591 milhões de m³, 21% é de manancial subterrâneo. Para atender a demanda das 580 localidades, estão em operação 1.014 poços com profundidade que pode chegar a mil metros.

“As águas subterrâneas são importante manancial para abastecimento público. Apesar da estiagem nos estados vizinhos, nossos aquíferos continuam garantindo a água que necessitamos extrair para atender os paranaenses”, destaca o gerente de Hidrogeologia da Sanepar, João Horácio Pereira. A área é responsável por fazer os levantamentos geológicos, definir o espaço de locação, perfurar os poços e monitorar a exploração das unidades, que são utilizados pela área operacional da empresa.

O aquífero que oferece maior contribuição é o Serra Geral, que responde por 55% dos 153 milhões de m³ extraídos no ano passado, seguido do Caiuá (15%), Karst (13%), Guarani (7%), Paleozóico (7%) e Cristalino (3%). “Os cinco aquíferos contribuem, isoladamente ou complementando os mananciais superficais, para o abastecimento com água de qualidade para cerca de 2 milhões e 145 mil pessoas,” informa o diretor de Operações da Sanepar, Paulo Alberto Dedavid.

Londrina é o município que conta com o maior número de poços em operação. São 26 unidades, instaladas em 16 localidades, que extraem água dos aquíferos Guarani e Serra Geral. Já o município de Cascavel (19 poços em 4 localidades) é o segundo em total de poços, mas lidera em volume. No ano passado, foram retirados 7,5 milhões de m³, do Serra Geral para abastecer os cascavelenses. Em Guairá, estão em operação 16 poços; em Toledo, 15. Já os municípios de Maringá e Paranavaí, contam com 13 poços cada um.


Nenhum comentário:

Postar um comentário