Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



terça-feira, 27 de janeiro de 2026

O mundo começa a se mobilizar novamente após surto de vírus letal na India .

 Autoridades de Aeroportos Asiáticos aumentam fiscalização de saúde após ao menos cinco casos de infecção pelo vírus Nipah no estado indiano de Bengala. Matéria completa em InfoMoney.com.br

Vários países estão à adotar meditas como na pandemia de COVID 19, o medo se deve à alta taxa de mortalidade muito superior ao da doença que matou milhões no mundo desde 2019 quando surgiu na China.

O vírus quando instalado acomete o cérebro e os pulmões trazendo complicações muito graves, transmitida pelos morcegos-das-frutas espécie que vive na India, a doença pode ser transmitida entre humanos 

Principais formas de transmissão conhecidas:

- Consumo de frutas contaminadas com saliva ou urina de morcegos
- Ingestão de seiva crua de árvores contaminadas
- Contato com animais infectados, como porcos
- Transmissão entre humanos, principalmente em ambientes hospitalares, por contato próximo com secreções respiratórias.

Acredita-se até  o momento que a doença tenha 75% de letalidade, sendo uma das mais altas letalidades já conhecidas.

Tudo em notícias sobre esse assunto: AQUI.

Irregularidades na Câmara de Vereadores de Paiçandu serão corrigidas após acordo com Ministério Público.

 Desde de 2018 foi constatado pelo  Ministério Público do Paraná algumas irregularidades na Câmara Legislativa de Paiçandu. Alvo de investigações desde 2023, quando MP iniciou os trabalhos; coincidindo com a instalação da Comarca de Paiçandu. 

Elaborado pela Promotoria de Justiça do Município o documento cita contratações irregulares e quantidade de cargos comissionados.  

O atual Presidente da Câmara o Vereador Michael Brustulin que preside a casa de Leis  Municipal desde 2025 se comprometeu a sanar o problema assinando uma TAC Termo de Ajuste de Conduta com o MP.

Segundo o Maringá Post: no momento a Câmara possui 18 dos 38 servidores não são concursados, consumindo ao todo 130 mil mensais, sendo 1/3 da folha de pagamento.

Em uma nota publicada à imprensa pelo atual Presidente no site da Câmara diz: "O acordo, assinado na última sexta-feira (23 de janeiro de 2026), marca uma nova etapa na gestão da Casa de Leis, focada em corrigir questões administrativas que se arrastavam há anos"